UMA MANHÃ DIFERENTE ( Panorâmica das névoas sobre a minha região em Janeiro de 2016 ) Foto de J.P.L. |
As nuvens são das principais responsáveis pela existência da Meteorologia. Sem elas, não existiriam fenómenos como a neve, trovões e relâmpagos, arco-íris ou halos. Seria imensamente monótono olhar para o céu: apenas existiria o céu azul. Uma nuvem consiste num agregado visível de pequenas gotas de água ou cristais de gelo suspensos no ar. Umas são encontradas a altitudes muito elevadas, outras quase tocam no chão. Podem assumir formas diversas, mas são geralmente divididas em tipos básicos.
Cumulus. Foto: kzww / Shutterstock.com
Congestus. Foto: SimonHS / Shutterstock.com
Com grande desenvolvimento vertical apresenta a forma de uma montanha e sua forma só pode ser vista de longe devido ao seu tamanho. No topo, geralmente apresenta a forma característica de uma bigorna. É uma nuvem mais escura formada por grandes gotas de água e granizo, podendo conter cristais de gelo no topo. Está associada a tempestades fortes com raios e trovões.
Cinzentas ou esbranquiçadas é formada por gotículas de água e estão associadas a chuvas fracas. Variações: cumulusgenitus, vesperalis.
Nuvem cinzenta que provoca chuvisco. De cor cinza forte com base uniforme, costuma encobrir o sol ou a lua.
Nimbostratus. Foto: Pi-Lens / Shutterstock.com
Altostratus. Foto: Ustyuzhanin Andrey Anatolyevitch / Shutterstock.com
Assemelham-se a um lençol cinzento, às vezes azulado, sempre tem umas partes finas que permitem ver o sol. É formada por gotas de chuvas e cristais de gelo.
Altocumulus. Foto: Lawrence Wee / Shutterstock.com
Cirrus. Foto: C_Eng-Wong Photography / Shutterstock.com
Cirrocumulus. Foto: allou / Shutterstock.com
Cirrostratus. Foto: Karen Faljyan / Shutterstock.com