Os carrapatos são os que alcançam maior tamanho, chegando a até 3 cm, após ingerirem sangue, como por exemplo, o carrapato-estrela, vetor da bactéria causadora da febre maculosa.
O grupo apresenta aproximadamente 55 mil espécies descritas, compondo aproximadamente 5.500 gêneros e 1.200 subgêneros, representados em 540 famílias. Entretanto, estimativas do real número de espécies de ácaros vão de 500 mil a 1 milhão, pois novas espécies são encontradas rotineiramente, até mesmo em substratos que já foram bem estudados.
Aprenda a limpar o colchão para mantê-lo livre de ácaros (e não só)
Células mortas, pó e ácaros são os principais habitantes do colchão em que dorme todas as noites. Mas podem também acabar com a sua saúde.
Fazer uma limpeza frequente ao colchão é extremamente necessário, pois este item usado diariamente acumula muitas células mortas, poeira, ácaros e humidade, que podem prejudicar em muito a nossa saúde.
Segundo o site Dica de Mulher, o colchão deve ser limpo pelo menos uma vez por mês. E o produto indicado? Bicarbonato de sódio. Para fazer a limpeza completa vai precisar de: 250 gramas de bicarbonato, uma escova indicada para tecidos, um aspirador de pó e óleo essencial (cujo o aroma depende do gosto de cada um).
Para a limpeza, basta tirar toda a roupa de cama e polvilhar o bicarbonato por toda a superfície do colchão. Deixe-o atuar por 40 minutos, esfregue com uma escova, deixe atuar por mais 15 minutos e, em seguida, passe o aspirador de pó por cima, removendo o bicarbonato e a sujidade que vai ficando saliente.
s ácaros, grandes vilões causadores de alergias em humanos (ácaros domésticos), são seres minúsculos, geralmente menores que um milímetro de comprimento, que pertencem à classe dos aracnídeos e fazem parte da subclasse Acarina ou Acari, da qual também fazem parte os carrapatos.
Estes seres diminutos têm explorado uma incrível variedade de habitats devido a sua pequena dimensão (a maioria são microscópicos) e são raramente notados. Grande parte dos ácaros vive livremente no solo ou na água, como também existem espécies que vivem como parasitas de plantas e animais vertebrados e invertebrados. Para se ter uma idéia existem cerca de 48.000 espécies diferentes de ácaros descritas, que representa uma pequena fração diante da diversidade total de ácaros existentes no mundo, segundo acarologistas (cientistas que estudam os ácaros).