Há cerca de 50 anos servia de mote a uma campanha publicitária cujo slogan, se bem me lembro, era "Venha passar o Abril em Portugal ".
Não me recordo se o turismo, especialmente o estrangeiro, tirava proveito do clima. O que recordo é a doçura desses verdes anos, os campos deste cantinho de então. As pessoas solidárias e fraternas. Mais recentemente talvez pelos anos sessenta e setenta as autênticas festas que constituíam para a minha geração uma simples ida ao cinema S. José ou ao Académico então os únicos em Cascais.
![]() |
| PRAIA DO PEIXE ou da RIBEIRA |
Que bom era no intervalo tomar um cafézinho e fumar um cigarro no bar que estas casas tinham. Era um acto social, reconheço-o hoje, de rara beleza.A diferença que era estar na plateia.Ou no 1º ou 2º balcão. " Ir ao cinema " implicava vestir um pouco melhor" e, se o filme era para maiores de dezoito anos então sentíamo-nos « alguém » entre a restante rapaziada.
Tudo mudou. Acabaram-se estas casas e muito mais. O Abril em Portugal esse agora é bem mais tristonho. E não culpo o clima.
