Este blogue é pessoal ..This blogue is a non-profit and personal website.

30.4.14

AGRICULTURA CASEIRA

Abril chega ao fim o que não é novidade para ninguém, claro está. Daqui para diante sobem as temperaturas e rejuvenesce a natureza. Uma benção.

Em 30 -04 -2014

UMA HORTA BEM ESTIMADA ( Foto J.P.L. )
 
Esquecendo um pouco a crise dá gosto viver aqui pela região. As pessoas, salvo uma ou outra cara mais deprimida, procuram aproveitar o que de positivo a vida proporciona.
 Não há outro meio.

22.4.14

HEARTBLEED . PROTEGER OS NOSSOS DADOS




Uma falha recém-descoberta num software de segurança usado por milhares de serviços de Internet em todo o mundo permite que sejam obtidos vários tipos de dados de utilizadores dos sites vulneráveis, o que pode incluir palavras-passe e dados bancários.

Já foi disponibilizada uma solução para o problema, que implica a actualização do software nos servidores. Nesta terça-feira à tarde, cerca de 24 horas após a divulgação da falha, várias empresas, entre as quais o Yahoo, a Amazon e o Google, comunicaram ter feito a actualização.
O Yahoo foi das empresas em que profissionais de segurança informática dizem ter explorado a falha com sucesso, obtendo nomes de utilizadores e palavras-passe. Alguns divulgaram os resultados online. A empresa disse já ter resolvido o problema em vários dos seus serviços, incluindo a pesquisa, o email e vários sites de informação.

 A vulnerabilidade foi descoberta por investigadores em segurança informática de uma empresa chamada Codenomicon e por um outro do Google. Informalmente, foi chamada Heartbleed e a Codenomicon criou um site para explicar o problema.

s dados dos serviços afectados. Esta chave permite desencriptar a informação que circula naquelas ligações. Os ataques não deixam rasto.

O problema está num software de código aberto chamado OpenSSL, que serve para criar ligações encriptadas entre servidores de Internet e o browser do utilizador, para permitir que os dados circulem de forma segura.

Os utilizadores podem identificar este género de ligações pelos endereços que comecem por “https” (em vez de simplesmente “http”), embora nem todas as ligações deste tipo estejam necessariamente vulneráveis.
 Dado o uso generalizado do software e o facto de a falha ter mais de dois anos, não é conhecida a dimensão do problema, nem a extensão de eventuais ataques.
A resolução está do lado de quem gere os servidores.

Não há muito que os utilizadores possam fazer e peritos têm aconselhado os utilizadores a não fazerem nada, até porque algumas acções podem agravar o problema:

 por exemplo, mudar uma palavra-passe faria com que esta circulasse na Internet, havendo a possibilidade de ser obtida, se o serviço em causa ainda estiver vulnerável.



    Créditos das imagens:
Secure       = Arthisoft
Heart Bleed = Scriptkiddiestn

22 - 4 -2014

21.4.14

BOMBEIROS

                               Celebra-se hoje, 21 de Abril, o Dia Mundial do Bombeiro.

21 -04 -2014



20.4.14

U.F.O. ( O.V.N.I.S ) e o M H .370











Há exatamente um mês, um Boeing 777, com 239 pessoas a bordo, que ia de Kuala Lampur para Pequim desapareceu.

 Desde 8 de março, já foram feitas buscas de todos os tipos — em terra e no mar, por sobreviventes ou destroços —, mas as autoridades seguem sem pistas concretas sobre o paradeiro do voo MH370 da Malaysia Airlines.

 Ainda assim, todo mundo tem uma opinião para dar. De extraterrestres a sodomia, o EXTRA reuniu algumas das teorias mais estranhas sobre o sumiço do avião.

 Especialistas apontam que o mais provável é que a aeronave tenha caído — mas nenhuma hipótese pode ser completamente descartada.

A ufologia explica

Após as primeiras dificuldades de encontrar destroços do avião ou rastros que indicassem para onde ele poderia ter ido, começaram a surgir teorias de que a aeronave poderia ter sido levada por... Extraterrestres!

 O diretor da Mutual UFO Network, organização de ufologia da Pensilvânia, nos Estados Unidos, disse acreditar que é preciso investigar isso profundamente. “Entre caixas-pretas, transponders, radares e destroços, alguma evidência sempre é deixada para trás. A explicação que alguns estão considerando é que o avião e seus passageiros tenham sido abduzidos por extraterrestres”, disse John Ventre à Examiner.







Para alguns, o avião e seus passageiros teriam sido abduzidos
Para alguns, o avião e seus passageiros teriam sido abduzidos Foto: EVARISTO SA
/ AFP
Patente milionária

Especula-se que quatro donos da patente de um semicondutor estivessem no voo e, com o desaparecimento, o quinto dono tornou-se o único.

 Essa pessoa seria o bilionário Jacob Rothschild, dono da empresa Freescale Semiconductor, que, de acordo com a teoria, que foi publicada em um fórum na web, teria articulado o sumiço do avião.

 A tese é sustentada pelo facto de Rothschild ser membro dos Illuminati — seita conspiratória que controlaria assuntos secretamente “em busca de uma Nova Ordem Mundial”.



Sequestro -Sodomia- Suicídio ?

O passado do piloto da aeronave, o capitão Zaharie Shah, passou a ser investigado após o desaparecimento do avião. 
Rapidamente, soube-se que ele seria simpatizante do líder da oposição malaia, Anwar Ibrahim, que foi condenado a cinco anos de prisão horas antes de o voo desaparecer em 8 de março.
 O político foi acusado em 2008 de sodomia por ter se relacionado com outro homem — e atos homossexuais são ilegais na Malásia, um país de maioria muçulmana.
 Muita gente especulou que o piloto poderia ter sequestrado e afundado o avião como represália.


Ilha de “Lost”
A semelhança entre a série de ficção “Lost” e o voo da Malaysia é inegável.

Assim que o avião desapareceu, muita gente apontou que, como no seriado, ele deve ter sofrido um acidente e os sobreviventes estariam tentando se virar em alguma ilha perdida no oceano.

 Já houve até boatos de que o ator Jorge Garcia, que interpreta Hugo Reyes na série, estaria no voo MH730. Para muitos fãs, o final de “Lost” permanece um enigma até hoje — e talvez seja essa a maior semelhança entre os dois acontecimentos.

20-4-2014

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/mundo/veja-as-teorias-mais-estranhas-para-desaparecimento-do-voo-mh370-da-malaysia-airlines-12118536.html#ixzz2zQcBpcTW



19.4.14

EUGÉNIO DE CASTRO


                                            Tua frieza aumenta o meu desejo:
                              fecho os meus olhos para te esquecer, 
                               Mas quanto mais procuro não te vêr,
                              Quanto mais fecho os olhos mais te vejo.


                              Humildemente, atraz de ti rastejo,
                              Humildemente, sem te convencer,
                              Enquanto sinto para mim crescer
                              Dos teus desdens o frigido cortejo.


                              Sei que jamais hei-de possuir-te, sei
                              Que outro, feliz, ditoso como um rei,
                              Enlaçará teu virgem corpo em flor.


                              Meu coração no entanto não se cansa:

                              Amam metade os que amam com esperança,
                              Amar sem esperança é o verdadeiro amor.


                                                               
Eugénio de Castro.
 Ver a imagem de origem
Nascimento 4 de março de 1869
Coimbra
Morte 17 de agosto de 1944 (75 anos)
Nacionalidade Portugal Português
Ocupação Escritor


Ver a imagem de origem
                                                                   Eugénio de Castro


           

Ao longo da vida a alguns jamais se coloca a questão.Outros, no entanto,vêm-na surgir até inesperadamente

.Quando se encontra alguém nos caminhos tortuosos da vida e, esses caminhos, estão a ser percorridos a dois ou seja quando ambos são comprometidos  que fazer? Distinguir a amizade e nada mais?

 Porém muito difícil é a partir de olhares,  sorrisos, gestos e inequívocas expressões manter essa diferença.
Aqui reside a arte, chamemos-lhe arte menor se quisermos, de saber parar.Mas a partir de um determinado patamar é difícil, senão impossível.
 Os pretensos autores ficam presos para toda a vida àquela imagem ou a um modelo que nunca pintaram ou esculpiram. Serão as quimeras de uma vida, até ao fim dos dias
.Apenas a ilusória esperança que nesses mesmos caminhos da vida, o destino, esse grande e enigmático autor conceda de novo uma paragem, um abrigo, em que dois, desses quatro viajantes, parem para conversar.

E que os outros dois alheios a essa paragem sigam apressados e despreocupados como até ali.No entanto ao fim da pausa urge seguir em frente. Falaram tudo os retardatários? Só o destino o dirá!

18.4.14

LAGOA AZUL

...

LAGOA AZUL NA SERRA DE SINTRA  ( Fotografia de J.P.L. no ano de 2014 )


 
 
 
 
 


  





 
 
 
 

15.4.14

NERO


Nero teve por mãe Agripina, filha da precedente e irmã do imperador Calígula. A mãe casou-se com o imperador Cláudio, que o adoptou como filho. Sucedeu no trono a Cláudio, envenenado por Agripina. Foi extraordinariamente vaidoso e perverso,gastando-se em lubricidades e tiranias de toda a ordem.



  • Nero
    Imperador romano

  • Nero Cláudio César Augusto Germânico, foi um imperador romano que governou de 13 de outubro de 54 até a sua morte, a 9 de Junho de 68.


  • Nascimento: 15 de Dezembro de 37 d.C., Anzio, Itália

  • Falecimento: 9 de Junho de 68 d.C., Roma, Itália

  • Cônjuge: Sporus (de 67 d.C. a 68 d.C.), mais
  • Créditos da imagem: Languages Bibleschools

    14.4.14

    CAIO CALÍGULA ( 12 - 41 D. C . )


     Roma.

     Recordemos um dos seus ilustres.


       CAIO CALÍGULA ( 12- 41 d. C. ) Pertenceu à familia imperial dos Césares. Foi seu pai o general Germânico,irmão do imperador Cláudio,e tio o imperador Tibério.

     Sua mãe foi Agrípina, neta do imperador Augusto.

    Se foi brilhante a inteligência militar e literária de Germânico, admiráveis foram as virtudes de Agripina.

     E contudo, o imperador  Calígula excedeu todas as crueldades em torpezas conhecidas: invejoso, crudelíssimo,insaciável de sangue.

    Incestuoso,homossexual, dissoluto e ladrão, praticou os crimes mais abomináveis e horrendos.


    12.4.14

    FACEBOOK

     Dirigentes do Facebook haviam declarado que em breve iriam adotar medidas para proibir a publicação de fotos que, de acordo com seus critérios, “favorecem o uso da violência”.

     Na quarta-feira, 5 de junho, o Facebook começou a desativação de mais de 4.000 contas de usuários gregos. Entre as contas há muitas que tinham postado fotos de conflitos e enfrentamentos de rua entre manifestantes e policiais, bem como outras de grupos antifascistas, esquerdistas, antiautoritários e de pessoas que se opõem ao Regime e as forças da Soberania.

    Como sempre ocorre nesses casos, a desativação foi precedida por “denúncias” anônimas. Para justificar a desativação dessas contas o Facebook deixou um recado, sustentando que tinham verificado que as informações da conta não correspondiam aos dados reais de seu usuário. Para reativar uma conta o Facebook solicita o nome, sobrenome e o e-mail do usuário, bem como uma fotocópia da sua carteira de identidade…

    O Facebook, como outro Big Brother, corta as contas, as fotos e os vídeos que são perigosos para o totalitarismo global. 
     
    O objectivo é criar uma realidade virtual, na qual só irão permitir as fotos inofensivas e comentários brandos daqueles que interiorizaram a lavagem cerebral da propaganda mediática.
     
     Os outros vão ser reprimidos e não aparecerão em nenhum lugar desse mundo virtual. Enquanto a sociedade está recebendo a ofensiva implacável do Capital, o Facebook considera violência qualquer reacção contra ela.
     
     O  Facebook exige que os usuários de contas desativadas preencham os seus dados pessoais e anexem uma fotocópia da sua carteira de identidade.
    Fonte: http://oloigiaolous.gr/




    JOÃO DE RUÃO




     Foi João de Ruão um escultor da Renascença Coimbrã.

      O Homem. O Artista.

       A terra natal de João de Ruão é-nos indicada pelo seu nome, mas, para além disso, nada mais conhecemos a respeito da sua origem.
     Cerca de 1500 teria nascido, pois, em Ruão, cidade das margens do Sena. entre Paris e o Havre, cuja paisagem ele viria certamente relembrar em Coimbra. De concreto apenas sabemos que em 1530 já se encontrava estabelecido em Coimbra. Como e quando teria chegado?


    "Porta especiosa" da Sé Velha de Coimbra (1530), portal renascentista por João de Ruão
    João de Rouão (em francês Jean de Rouen) foi um escultor e arquitecto francês activo entre 1510 e 1572. Participou na construção da catedral de Rouen e em 1518 instalou-se em Coimbra. Foi um dos escultores mais importantes do Renascimento em Portugal, autor da "Porta Especiosa" da Sé Velha.

    Biografia

    João de Ruão fez a sua aprendizagem na Normandia, onde colaborou, entre outras obras na construção da catedral de Rouen. No Renascimento a cidade de Ruão viveu um grande desenvolvimento econômico graças à pesca, os tecidos de lã e a tapeçaria, além de outros produtos como o sal, que os navegadores de Ruão traziam de lugares como Setúbal, em Portugal . Na busca de pigmentos para os tecidos, os comerciantes da cidade interessaram-se pelo pau-brasil, fonte de um pigmento vermelho, o que fez de Ruão o principal porto de entrada desta madeira na Europa no século XVI . No campo artístico floresceu uma arquitetura renascentista com muitos elementos góticos. No século XVI seguiram os trabalhos na catedral medieval da cidade, cujo portal central foi completado entre 1509 e 1521. Na obra da catedral trabalhou João de Ruão(Jean de Rouen), que mais tarde instalou-se em Coimbra e foi um dos escultores mais importantes do renascimento português
    Chamado a Portugal por D. Manuel I em 1518, instalou-se em Coimbra, onde teve oficina à rua do Colégio Novo. Nesta cidade assinou, entre outras obras, o coro da igreja de Santa Cruz e a Porta Especiosa da Sé Velha
    Foi pai de Jerónimo de Ruão.


    9.4.14

    ANTERO DE QUENTAL

    Antero de Quental
    Antero de Quental, poeta açoreano c. 1887
    Nome completo Antero Tarquínio de Quental
    Nascimento 18 de abril de 1842
    Ponta Delgada, Açores, Portugal
    Morte 11 de setembro de 1891 (49 anos)
    Ponta Delgada, Açores, Portugal
    Nacionalidade Português
    Alma mater Universidade de Coimbra
    Ocupação Escritor
    Principais trabalhos Sonetos de Antero (1861)
    Beatrice e Fiat Lux (1863)
    Odes Modernas (1865)
    Bom Senso e Bom Gosto (1865)
    A Dignidade das Letras e as Literaturas Oficiais (1865)
    Defesa da Carta Encíclica de Sua Santidade Pio IX (1865)
    Portugal perante a Revolução de Espanha (1868)
    Primaveras Românticas (1872)
    Considerações sobre a Filosofia da História Literária Portuguesa (1872)
    A Poesia na Actualidade (1881)
    Sonetos Completos (1886)
    A Filosofia da Natureza dos Naturistas (1886)
    Tendências Gerais da filosofia na Segunda Metade do Século XIX (1890)
    Raios de extinta luz (1892)
    Movimento literário Questão Coimbrã, Geração de 70
    Carreira musical
    Período musical 1861 - 1891
    Assinatura
    Assinatura Antero de Quental.svg

    7.4.14

    FLORBELA ESPANCA


                                                    



    O que há, é inúmeros eus para ser absolutamente exacto, um só...Quem.
    - O Poeta ? !  - O Filósofo

    Não... eu mesmo !

        Todo o tudo é um eu
          
                                    

    6.4.14

    ANTÓNIO ALEIXO


    António Fernandes Aleixo OB foi um poeta popular português. Considerado um dos poetas populares portugueses de maior relevo, afirmando-se pela sua ironia e pela crítica social sempre presente nos seus versos, António Aleixo também é recordado como homem simples, humilde e semi-analfabeto, e ainda assim ter deixado como legado uma obra poética singular no panorama literário português da primeira metade do século XX.


    Um Livro um Autor

    O vulto mais raro das nossas letras, António Aleixo, poeta algarvio, poeta popular é certo porque era e é querido do Povo como nenhum outro, tinha a craveira de um génio, que do nada como um golpe de prestigitação fazia brotar versos repentistas mas de uma perfeição formal só possível num homem com uma vivência interior de enorme dimensão.

       Algarve, terra de sol e de luz o ser humano curva menos a cabeça, como diz  Joaquim Magalhães, amigo, confidente e secretário de Aleixo, professor do ensino secundário, que recolheu e compilou a obra do Poeta Aleixo.

       Por isso o Povo dizia que ele era o único analfabeto que tinha por secretário um doutor. O próprio poeta o reconheceu em verso, quando escreve:



                                                                 Não há nenhum milionário
                                                                 que seja feliz como eu
                                                                 tenho como secretário
                                                                 um professor de liceu.


    O Poeta nasceu, em 18 de Fevereiro de 1899, em Vila Real de Santo António, mas só em 21 de Dezembro de 1974 a sua cidade lhe paga a dívida de gratidão que tinha para com ele, perpetuando-o com um busto da autoria de Joaquim  Rebocho.

     Faleceu António Aleixo, doente, em 16 de Novembro de 1949. Em Coimbra conheceu Miguel Torga e a admiração foi mútua logo no primeiro encontro na Livraria Atlãntida, onde se juntaram diversos escritores para ouvirem os poemas de Aleixo.

     Do Poeta , ficam-nos dois autos, o « Auto do Curandeiro » e o « Auto da Vida e da Morte » onde, por incrível, lembra Gil Vicente sem nunca sequer ter tido quaisquer contactos com a obra de Mestre Gil. Também nos legou « Quando começo a cantar» seu primeiro livro, « Intencionais », o segundo, e « Este livro que vos deixo » porventura
    o mais importante da obra do grande Poeta do qual extraí as seguintes quadras:
                                                             



                                                         Sou humilde, sou modesto;
                                                         Mas entre gente ilustrada,
                                                         Talvez me digam que eu presto,
                                                         Porque não presto p,ra nada.


                                                         Forçam-me, mesmo velhote,
                                                         De vez em quando, a beijar
                                                         A mão que brande o chicote
                                                         Que tanto me faz penar.




                                                        Por de Deus ter recebido
                                                        Tantas provas de bondade,
                                                        Já Lhe tenho até pedido
                                                        a morte por caridade.




                                                        Porque o mundo me empurrou,
                                                        Caí na lama, e então
                                                        Tomei-lhe a cor, mas não sou
                                                        A lama que muitos são.




                                                        Eu não tenho vistas largas,
                  
    António Fernandes Aleixo OB (Vila Real de Santo António, 18 de fevereiro de 1899 — Loulé, 16 de novembro de 1949) foi um poeta popular português.

    5.4.14

    BOEING 777- DESAPARECIDO

      Um pouco de todos nós no que à alma se refere,  viajava nesse malogrado avião.

      Mal consigo imaginar a angústia daqueles que, nessa noite de mistério, ocupavam a majestosa e bela aeronave quando se aperceberam de que algo ocorria ou estava prestes a ocorrer, isto partindo do pressuposto que tiveram algum aviso prévio.

    Tantas e tantas teorias da conspiração temos lido e ouvido mas, até hoje, nem uma deles foi confirmada ou desmentida e, num ou noutro caso, ainda bem, por demasiado cruéis na sua essência. 

                https://indocropcircles.files.wordpress.com/2014/03/malaysian-airlines-missing-boeing_777-200er_malaysia_al_mas_9m-mro.jpg?w=626&h=445

       

    Boeing 777-219ER da Air New Zealand
    Tipo Avião comercial
    Fabricante Estados Unidos Boeing
    Primeiro voo 12 de junho de 1994 (19 anos)
    Capacidade até 368 passageiros
    Custo unitário -200: US$178-195 milhões1 -200ER: US$190-213 milhões
    -200LR: US$219-243 milhões
    -300: US$210-234 milhões
    -300ER: US$237-264 milhões
    777F: US$232,5-240 milhões
    Comprimento 63,7 - 73,9 metros
    Envergadura 60,9 - 64,8 metros
    Altura 18,5 metros
    Altitude máxima 13.135 metros
    Peso máx. decolagem 247.210 - 351.534 kgf

     O Boeing 777 é um avião widebody de longo alcance, projetado e fabricado pela companhia norte-americana Boeing.

     

     É o maior avião bi-jato do mundo, com o motor mais potente já produzido.Pode transportar entre 283 e 368 passageiros na configuração de três classes, até 17.000km, ligando as principais capitais sem escala. As princípais caracteristicas visuais do Boeing 777, que o diferem dos demais aviões, são o diametro dos seus motores turbofan ( são os maiores do Mundo ), o trem de aterragem com seis pneus cada( total de 14, somados os dois do trem de aterragem do nariz ), e a sua fuselagem tipicamente circular e comprida. O 777 - 200 L R , apresentado no Paris Air Show de 2005, é o avião comercial com maior alcance, apenas atráz do K C Extender, avião tanque da Força Aérea Americana. 

    Em Março de 2012, a Emirates recebeu o 1.000º 777. A emirates é a única companhia no Mundo que opera as seis versões do modelo, sendo cinco comerciais ( 777  200, -200ER, -200 LR, 300 e - 300 ER ) e o 777 ( Freighter ), a versão cargueiro, sendo um 777 - 200LR adaptado para carga mas com alcance reduzido.

    Este avião (também chamado de Triple Seven pelos americanos) foi desenhado para ter uma capacidade de carga e passageiros intermediária entre o Boeing 767 e Boeing 747.

     O modelo original produzido foi o 777-200, que entrou em serviço em 1995, seguido do modelo 777-300, com mais 10,1 metros de comprimento, entrando em serviço em 1998.

    As versões longer-range (LR) e extended-range (ER), com maiores alcances em voo, entraram em serviço em 2004 (ER) e 2006 (LR).

    A versão freighter (777F) voou pela primeira vez em 2008. Os modelos ER, LR e 777F funcionam com motores General Electric GE90 e winglets (3,9 metros).

     O modelo 777-200LR é o detentor atual do recorde de maior distância percorrida sem escalas (21.601 km entre Hong Kong e Londres, via EUA)

    A primeira empresa a utilizar o Boeing 777 foi a United Airlines..

     A partir de 2008 a Singapore Airlines passou a operar a maior frota do avião em todo mundo

    O modelo mais utilizado atualmente é o 777-200ER, com 410 unidades entregues até 31 de maio de 2009.

    No total, 56 companhias encomendaram 1.107 aviões, e 784 já foram entregues.8

     O simbólico setingentésimo septuagésimo sétimo avião a ser produzido (777º) foi vendido à companhia Air France.

    Durante a década de 2000, o 777 permaneceu como um dos aviões mais vendidos da Boeing.

    Devido aos crescentes custos com combustíveis nesse período, as empresas aéreas optaram pelo 777 como uma alternativa muito eficiente frente aos outros aviões widebody.

     Seus motores são 40% mais potentes e consomem 22% menos combustível que o B767. Por isso está sendo largamente usado nas rotas longas, transoceânicas e transcontinentais

    . O Boeing 777 compete por mercado diretamente com o Airbus A330-300, Airbus A340, e futuramente com o Airbus A350 XWB

    Busca do avião da Malaysia Airlines continua quatro semanas após desaparecimento

    Publicado hoje às 10:39 pela T.S.F.



    As equipas de resgate intensificaram hoje no Oceano Índico a busca do avião da Malaysia Airlines, quando se cumprem quatro semanas desde o seu desaparecimento, antes que se esgotem as baterias da caixa negra.

    Na operação de hoje participam dez aviões militares, três aviões civis e 11 navios, informou o Centro de Coordenação de Agências Conjuntas, criado pela Austrália para esta missão, segundo comunicado.

    Entre os navios está o Ocean Shield, da marinha australiana, que leva um localizador de caixas negras fornecido pelos Estados Unidos, e o britânico Echo de investigação oceanográfica.

    Ambos os navios começaram na sexta-feira as buscas submarinas numa área de 240 quilómetros para tentar localizar a caixa negra, numa corrida contrarrelógio porque a bateria dos transmissores, de um mês de duração, está a poucos dias de esgotar-se.

    A busca centra-se em três pontos dentro da zona delimitada pelas autoridades australianas de cerca de 217.000 quilómetros quadrados, situada a 1.700 quilómetros a noroeste da cidade australiana de Perth, a partir da qual é coordenada a operação.

    O avião descolou de Kuala Lumpur com 239 pessoas a bordo com destino a Pequim na madrugada de 08 de março e desapareceu dos radares civis da Malásia cerca de 40 minutos depois da descolagem.

    A resposta à crise por parte da Malásia tem sido amplamente criticada, particularmente pelos familiares dos 153 passageiros chineses que seguiam no voo MH370.

    5 -4 -2014

    4.4.14

    A ARTE DA LETRA


    Acho interessante o que refere Millares Carlos no seu livro « PALEOGRAFIA ESPANOLA », em que diz-nos ;

    "« ...A letra e as abreviaturas dos documentos devem ser estudadas como formas vivas de uma língua, desde a sua origem até à sua transformação e desaparecimento. Um sinal gráfico mal interpretado, uma abreviatura incorrectamente transcrita ou omitida numa cópia, podem sugerir ao paleógrafo a averiguação do lugar em que foi elaborado o documento, a escola a que pertence, o tipo de letra própria da época do documento, as influências de um tipo de letra sobre outros, e até conjecturar o documento original ».













    Como se constata é de importância capital proceder-mos, com o máximo rigor, quando escrevemos o que quer que seja em formato manual, digamos. Hoje, com os meios de que dispomos, raro é o " escriba " que não utiliza o formato digital, mas, não deixa por isso de ser importante reflectir na escrita manual caso nos surja uma necessidade que nos leve a optar por esta via. 


    Imagens: José P.L.
                  Mega Arquivo.        
                                                                             

    2.4.14

    ROMA

    Da cidade de ROMA

    Roma a senhora do mundo, a capital das nações, como lhe chamam os escritores latinos, teve por fundadores Rómulo e Remo, no 1º ano da 7ª Olimpiada, do mundo 3251, e 753 antes de Jesus Cristo. Mesquinha em seus princípios, desajudada de auxilios externos, invejada e temida  dos povos que a circundavam, viveu por algum tempo dos seus próprios recursos, e sustentou a independência pela dedicação e valor de seus filhos.
       Aprendendo dos mesmos povos vencidos a disciplina militar, e aproveitando a civilização pelasgica, etrusca e helenica, até onde lhe foram necessários esses meios para se constituir, deveu na máxima parte o seu poder a uma bem ordenada administração, excelentes leis e costumes, em que se avantajou a todas as cidades do seu tempo.
    Três eram os pilares em que assentavam a prosperidade e conservação do Povo. E são eles;
     1º O culto religioso, observado com pureza e inviolabilidade sendo, como sabemos, politeistas, respeitando tudo e todos com respeito a seus cultos, absorvendo-os se necessário.
     2º A administração da Justiça, distribuida com igualdade a todos. 


    Amor e Roma

       O Amor não começa nem termina em si mesmo, pois, se começasse e terminasse em si mesmo não seria Amor. O Amor é acto infinito, amar e receber, dom gratuito perfeito, tal como os latinos o inteligiam na forma verbal enfática de amo.  Receber em troca do que se dá, amor com amor se paga. O que afirma  amo implicitamente explica; sou amado. Sai fora da órbita vital, imanente ou transcendente, um amar que não institua no mesmo o amador e o amado, como se pudéssemos dizer: amor é amar. Dom e retribuição.
    Uma graça sem amor  seria, é, a desgraça.
    Roma carecia de uma visão superadora do obrigacionismo social estatuído em complexa rede jurídica. A relação cliente / patrício é o mundo possível da Graça possivel. Os deuses gratificam só para os altos feitos; e os feitos são de César e dos Patrícios. Os clientes, eleitores e servos, recebem a graça dos deuses por via desses intermediários; a comunhão universal é impossivel fora da lei romana. O Espírito ainda não sopra senão no reino de César, atravéz do Império. O Espírito é o sopro do Império.