CÉSAR E CLEÓPATRA.
Amores famosos da História e da Literatura
Cleópatra reinava no Egipto, colaborando com seu jovem irmão Tolomeo, quando sentiu a ambição de ser rainha absoluta.
Declarou para isso a guerra a Tolomeo e, refugiando-se na Síria, colocou-se à frente de um exército com o objectivo de combater Aquiles, general ao serviço de seu irmão.
Desejosa Cleópatra de conseguir o favor de César, imperador romano, enviou-lhe vários emissários que foram recebidos com frieza.
Então, recorreu ao ardil de se fazer enrolar numa sumptuosa tapessaria, sendo levada dentro dela por seu fiel servo como presente ao imperador romano.
CÉSAR E CLEÓPATRA |
Ao desenrolar a tapeçaria aos pés de César, surgiu Cleópatra em todo o esplendor da sua beleza, ficando aquele enamorado dos seus encantos.
Por esse amor declarou a guerra aos inimigos da sua amada, conseguindo coroá-la como rainha absoluta do Egipto, sendo certo que essa paixão mudou o rumo à História da Humanidade.
Em 51 a. C., após a morte de seu pai, Cleópatra subiu ao trono do Egipto.
O pai deixara o reino, em testamento, para o filho Ptolomeu XIII, então com 10 anos, e para Cleópatra, prevendo o casamento entre ambos, segundo a tradição.
Três anos após assumir o poder, Cleópatra entrou em uma guerra civil contra os ministros do irmão e enfrentou sérias intrigas palacianas contrariando os planos dos conselheiros reais, que conseguiram afastá-la do trono.