Os Estados-Membros da zona euro podiam começar a aplicar as novas faces comuns a partir de 2007 na sua nova produção de moedas, devendo, em todos os casos, passar a utilizar as novas faces comuns a partir de 2008.
Foi o que sucedeu em Portugal. Contudo, dos 5.000.000 de moedas de 1 Euro produzidas em 2008, cerca de 107.000 foram cunhadas com a face comum que vigorou até 2007.
Após se ter detectado o erro, a INCM contactou as entidades nacionais e europeias, conforme está definido internacionalmente, de modo a determinar as acções a tomar para minimizar os impactos no sistema monetário.
Do total de moedas produzidas foram recolhidas e substituídas 8.625 moedas em poder do Banco de Portugal, pelo que em Novembro de 2009 ainda permaneciam em circulação cerca de 98.375 destas moedas.
A entidade nacional com responsabilidades sobre a emissão de moeda metálica determinou que as moedas que estão em circulação têm curso legal e poder liberatório, sem prejuízo de poderem vir a ser trocadas por moedas com a face comum correcta, caso os seus detentores as apresentem nas instalações do Banco de Portugal e o solicitem expressamente – o que não será certamente o caso dos numismatas como bem se compreende.
Importa, no entanto, referir que vivemos na União Europeia, sem fronteiras. Isso significa que é mais do que provável que muitas dessas quase 100 mil moedas esteja já noutros países. Mas como é óbvio, a probabilidade de encontrar alguma delas em Portugal é elevada devido ao número que foi produzido.
A MOEDA DE 2008
Tenha em atenção que, apesar de poder vender essas moedas por 100 euros nos casos em que ela apresenta boas condições de conservação, caso a moeda esteja deteriorada ou mal conservada pode valer muito menos.
A forma mais fácil de vender essas moedas é procurar por coleccionadores e por lojas da especialidade ou até vendê-las em sites de classificados.
Por isso mesmo, talvez esteja na hora de fazer uma revisão a todos os trocos que tem na carteira porque talvez as suas moedas de euros valham muito mais do que aquilo que estaria a imaginar.