De tal modo que um certo entendimento dos valores castiços da nossa cultura se lhe colou como intenso retrato.
. Quem não pensa nos BÊBADOS ou no FADO quando quer metaforizar as vivências de fuga e de festa do Povo rural ou urbano, ou nao revê ne retrato inventado de Luís de Camões a imagem do trinca-fortes português, conquistador dos mares?
Este acerto visceral de Malhoa com a carne e a alma do " bom Povo português " prestou-se depois a bastantes iquívocos.
O generoso pintor foi acusado de celebrar o atraso económico, as superstições, o analfabetismo com a sua gesta de vida camponesa.
![]() | |
| José Malhoa o pintor. 1885 / 1933. Fotografia de Arnaldo da Fonseca. |
Teria como Júlio Dinis ou João de Deus, elaborado
um discurso que narrava uma mítica felicidade telúrica, iludindo a
pobreza, a doença, por vezes a miséria moral.
No contexto da oposição neo - realista dos anos quarenta , Malhoa era um símbolo de resignação quando o que interessava era a luta.
No contexto da oposição neo - realista dos anos quarenta , Malhoa era um símbolo de resignação quando o que interessava era a luta.
![]() | |
| O Fado Ano de 1910 ( Óleo sobre tela Museu Cidade de Lisboa. ) |
Ou seja, ideologizou-se a pintura, barbaramente
descontextualizada da matriz naturalista e oitocentista que lhe dá
sentido.
Definitivamente se conclui que ele é um excepcional paisagista. ( I )
( I ) Texto de Raquel Henriques da Silva
Pintores Portugueses
Edições Inapa
Definitivamente se conclui que ele é um excepcional paisagista. ( I )
( I ) Texto de Raquel Henriques da Silva
Pintores Portugueses
Edições Inapa
![]() |
Os Bêbados ou Festejando o S. Martinho Ano de 1907 ( Óleo sobre tela.) Museu José Malhoa Caldas da Rainha. |


