O pintor José Malhoa
De tal modo que um certo entendimento dos valores castiços da nossa cultura se lhe colou como intenso retrato.
. Quem não pensa nos BÊBADOS ou no FADO quando quer metaforizar as vivências de fuga e de festa do Povo rural ou urbano, ou nao revê ne retrato inventado de Luís de Camões a imagem do trinca-fortes português, conquistador dos mares?
Este acerto visceral de Malhoa com a carne e a alma do " bom Povo português " prestou-se depois a bastantes iquívocos.
O generoso pintor foi acusado de celebrar o atraso económico, as superstições, o analfabetismo com a sua gesta de vida camponesa.
José Malhoa o pintor. 1885 / 1933. Fotografia de Arnaldo da Fonseca. |
No contexto da oposição neo - realista dos anos quarenta , Malhoa era um símbolo de resignação quando o que interessava era a luta.
O fado-1910 Óleo sobre tela Museu Cidade de Lisboa. |
Definitivamente se conclui que ele é um excepcional paisagista. ( I )
( I ) Texto de Raquel Henriques da Silva
Pintores Portugueses
Edições Inapa
Os Bêbados ou Festejando o S. Martinho - 1907 Óleo sobre tela. Museu José Malhoa Caldas da Rainha. |