Este blogue é pessoal ..This blogue is a non-profit and personal website.

29.6.13

QUINTA DO PISÃO EM JUNHO DE 2013 E EM 2020




QUINTA DO PISÃO EM JUNHO DE 2013 ( Foto de J.P.L. )
 
Uma das paisagens que mais prazer me dá contemplar quando por ali passo numa das excursões ciclísticas, se assim se pode chamar aos felizes momentos que procuro desfrutar pelos recantos deste encantador cantinho da região.

 Quase que se poderia intitular de " um mundo perdido ". Mas ainda é bem real graças a um amplo conjunto de boas vontades.

Um local agradável ao alcance de todos. Vale a pena a visita.



Quinta do Pisão - Parque de Natureza


Horário de Inverno09h00-18h00


Gratuito

Quinta do Pisão de Cima Estrada EN9-1 ( Junto à Barragem do Rio da Mula)

Sempre aberto à visitação. Não é permitido o acesso a veículos motorizados, exceto ao parque de estacionamento (9h00 e 18h00). 
Horta: 9h00 às 13h00 (sábados); 9h00 às12h00 (dias úteis, excepto feriados, encerra ao domingo).
Reservas de atividades e +informação: 215811750
Dedicada à atividade agro-silvo-pastoril, a Quinta representa um património importante, tanto na organização estrutural da paisagem, compartimentação e uso racional, como na presença de ruínas de valor cultural e arquitetónico. A intervenção humana nesta área - que fica na transição entre zona urbana e a Serra de Sintra - resultou no surgimento de novos habitats e nichos ecológicos, que são hoje importantes para a preservação da natureza.

A Quinta do Pisão é caraterizada por um mosaico de vegetação extremamente rico, correspondente a uma significativa diversidade de habitats representativos da ecologia desta zona. Várias espécies de fauna merecedoras de estatuto de conservação estão presentes neste território, ora explorando nichos ecológicos particulares, ora beneficiando da estrutura polissémica dos habitats que aqui convergem.
Ao criar a Quinta do Pisão – Parque de Natureza, a Câmara Municipal de Cascais pretende salvaguardar este património natural, cultural e histórico, dinamizando a paisagem humanizada e o espaço natural. Para esse efeito, toda foi área está aberta à visitação e ali desenvolvem-se diversas atividades de Natureza.

ATIVIDADES
 Ateliê e passeios nos burros lanudos: Passeio onde as crianças montam nos burros lanudos e neles percorrem a Quinta do Pisão. Passam pelos vários mosaicos naturais da Quinta: prado, bosque, espaço agrícola, ribeira. É uma oportunidade para os mais novos conhecerem, ao vivo e a cores, a Natureza, espécies de flora e árvores típicas desta área, e animais como ovelhas e cavalos que vivem no Pisão. Para além dos passeios, os burros lanudos ajudam na gestão das pastagens biodiversas e controlo de matos da Quinta, evitando que se recorra frequentemente a outras formas de controlo do espaço (por exemplo, meios mecânicos). É, assim, uma forma de gestão natural que está em perfeita harmonia com os restantes ecossistemas. Estes animais integram a raça portuguesa Asinina de Miranda, uma espécie que está em vias de extinção, pelo que a presença dos burros lanudos na Quinta do Pisão é uma forma de contribuir para a sua conservação.

 Horta da Quinta: A Quinta do Pisão durante a primavera e verão alarga o seu período de venda de produtos hortícolas a todos os domingos das 9h00 às 13h00 e todos os dias de semana das 9h00 às 12h00 (excepto feriados). Os produtos são biológicos e certificados da época. Os visitantes podem ainda colher diretamente da terra. Estão também à venda ervas aromáticas, mel, marmeladas, compotas caseiras e lenha ensacada, cuja madeira é proveniente dos trabalhos de limpeza florestal que se realizam na Quinta do Pisão. Os produtos são comercializados ao quilo ou à unidade de acordo com os valores de mercado dos produtos biológicos. Veja o vídeo.
 Animais: Para além dos burros lanudos, a Quinta do Pisão tem também alguns cavalos e um núcleo de ovelhas e borregos da raça campaniça. Mas ali vive ainda toda uma fauna específica do espaço natural do Pisão. São animais em estado selvagem, na medida em que a sua vivência está em perfeita harmonia com a Natureza. Por isso, nem sempre estão à vista dos visitantes. No entanto, um passeio mais atento (e silencioso) pode permitir às pessoas avistarem águias-de-asa-redonda, coelhos-bravos, perdizes-vermelhas, peneireiros ou garças-reais. Clique aqui para ver o guia de espécies de fauna e flora do Pisão.
 Passeio Interpretativo - Este passeio pretende desafiá-lo a aventurar-se pelos caminhos do Pisão. Propomos que explore esta área menos conhecida do Parque Natural de Sintra-Cascais mas repleta de valores naturais de grande importância. As datas e inscrições estão disponíveis em aqui.
 Observação de aves: Ao longo dos vários caminhos da Quinta do Pisão encontram-se painéis interpretativos com identificação das espécies de aves mais importantes que podem ser vistas no local.
 Identificação da flora: Ao longo dos vários caminhos da Quinta do Pisão encontram-se painéis interpretativos com identificação da flora mais significativa. Periodicamente são organizados percursos guiados por especialistas para identificação de aspetos concretos de botânica, nomeadamente plantas comestíveis.
 Aluguer de bicicletas e de segways: Poderá ser feito por marcação para atividadesnatureza@cascaisambiente.pt.
 Ligação a pequenas e grandes rotas: A Quinta do Pisão é atravessada pela “Rota das Quintas” (PR1), assim como pelo caminho de Fátima.
 Passeios a pé ou de Bicicletas Todo o espaço da Quinta pode ser explorado através de trilhos existentes no local e apropriados para passeios a pé e de bicicleta. De notar que o espaço da Quinta está sempre aberto à visitação. Não é permitido o acesso a veículos motorizados, exceto ao parque de estacionamento local, aberto entre as 9h30 e as 18h00, diariamente.
 Exposição LandArt: Anualmente realiza-se na Quinta do Pisão a exposição LandArt Cascais, onde são exibidas obras de artes que, pela sua natureza, não poderiam estar confinadas numa galeria.
HISTÓRIA E PATRIMÓNIO

A Quinta do Pisão caracteriza-se por possuir um mosaico de vegetação que ora se estende por prados verdejantes, ora se fecha em copas de árvores frondosas. As diferentes paisagens foram moldadas por séculos de ocupação deste espaço. Na Quinta encontra-se, ainda hoje, a gruta de Porto Covo, onde foram identificados vestígios tanto de uma comunidade do Período Calcolítico como de enterramentos humanos que datam da Idade do Bronze. Durante a Idade Média desenvolveu-se ali o Casal de Porto Covo, existindo no local uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição e alguns equipamentos de apoio a atividades agrícolas, como estábulos, eiras, fornos e poços. Após anos de abandono, estas pequenas edificações foram alvo de recuperação pela Câmara Municipal de Cascais e estão hoje abertos à visitação. Já durante o século XIX a Quinta recebeu a produção de cal, cuja cozedura tinha um carácter sazonal, realizando-se apenas nos meses quentes e não ultrapassando as três fornadas. Era um ciclo de intenso trabalho, assegurado por pessoas que, no restante ano, dedicavam-se sobretudo à agricultura. Estes fornos também foram alvo de recente intervenção e também podem ser visitados. A partir dos anos 30 do século XX a Quinta do Pisão tornou-se numa colónia agrícola gerida pela Santa Casa da Misericórdia de Cascais, tendo sido criada uma casa de recuperação. Atualmente o espaço é gerido pela Câmara Municipal de Cascais que, além de promover a recuperação das áreas agrícolas e florestais, está a dinamizar a repovoação da fauna e a promover uma maior ligação com a população através das atividades desenvolvidas ao longo do ano.

O CICLO DA SUSTENTABILIDADE
A Quinta do Pisão é um exemplo de como se completa o ciclo de sustentabilidade ambiental, social e económica. Os trabalhos no espaço florestal envolvente, na horta biológica e a venda dos produtos são assegurados por um grupo de formandos que estavam em situação de desemprego e que agora integram o Programa de Promoção Agrícola e Ambiental que a autarquia desenvolve juntamente com o Instituto de Emprego e Formação Profissional. Assim, para além de contribuírem para a valorização do património natural, estas pessoas aprendem novas técnicas que irão facilitar o regresso à vida ativa. Por sua vez, a venda dos produtos agrícolas reverte a favor dos trabalhos de gestão ambiental que são desenvolvidos na Quinta do Pisão, e que permitem que os 360 hectares deste espaço natural estejam, hoje, totalmente recuperados e abertos à visitação. Todos estes processos desenvolvem-se de forma a respeitar e beneficiar os ecossistemas locais, garantindo assim preservação da fauna e flora da Quinta do Pisão.



22.6.13

LANTERNAS CHINESAS - O.V.N.I.S. E OS BRITÂNICOS

Relatório Governo britânico já não acredita em extraterrestres.
As autoridades britânicas cancelaram as investigações a ovnis por acreditarem que não há provas suficientes de que exista uma presença alienígena ou que esta represente algum tipo de perigo para o país, segundo um relatório do ministério da Defesa, citado pela Associated Press.

UMA LANTERNA CHINESA QUE FOTOGRAFEI EM PLENO DIA ( Foto de J.P.L. em 2013 )


Os ovnis fizeram parte da agenda das autoridades britânicas durante muitos anos. Mas, segundo um relatório assinado em 2009 pelo ministério da

LANTERNA CHINESA
Defesa britânico e tornado público esta sexta-feira, há três anos que as autoridades deixaram de investigar o tema.

LANTERNA CHINESA SEGUNDO AS AUTORIDADES
 
Nas mais de quatro mil páginas do documento, o Governo explica que não tinha reunido provas da existência de presença alienígena, considerando, por isso, que o território britânico não corria algum tipo de perigo. As investigações levadas a cabo pelo ministério da Defesa eram baseadas em testemunhos de cidadãos, que supostamente tinham visto e contactado com extraterrestres.

De acordo com a Associated Press, alguns dos relatos que se podem ler no relatório incluem uma mulher que afirma ter vivido com um alien e um rapaz que acredita que um extraterrestre lhe roubou o cão, o carro e a tenda, enquanto acampava.

Por ano, entre 2000 e 2007, o ministério da Defesa recebeu cerca de 150 relatos deste género, e, em 2009, quando optou por fechar esta pasta, o número triplicou.

O relatório explica que as autoridades britânicas não tinham mãos a medir face a tantos testemunhos de pessoas que alegavam ter visto uma luz estranha no céu e que juravam a pés juntos que só podiam ser extraterrestres.

Depois de investigar os casos, o ministério veio a concluir que o aumento do número deste tipo de testemunhos coincidiu com a introdução da moda de lançar lanternas chinesas em dias de festa.

18.6.13

16.6.13

URCA AOS CAPUCHOS

De vez em quando o olhar " poisa " sobre algo que apesar de  se encontrar por vezes  há já largos anos ali, naquele mesmo local,  e, ou  pela banalidade disso mesmo, de  a vermos como um objecto de mero alerta para um qualquer perigo ao virar da próxima curva não ocorre pensar em mais nada.


ERA DO TEMPO DO " ESTADO NOVO " LOGO PROSCRITA. ( Foto de J.P.L. em Março de 2013 )

Atentei melhor nesta placa de aviso, e, dei comigo a reflectir na beleza e estética desta simples placazinha, já idosa, mas ainda a cumprir o seu serviço.

 Está ali na Serra de Sintra envolta por uma paisagem singular entre a Urca e os Capuchos.

O texto  acima foi escrito e editado no dia 13 de Março de 2013 .

Hoje 16 de Junho de 2013 . ) Voltei a passar  por aquele  local  e para minha surpresa já lá não estava a placa. Anos e anos a fio ali esteve sem incomodar ninguém muito pelo contrário e, agora, de um momento para o outro desaparece.

 E, igualmente grave, não foi substituída.


DA URCA AOS CAPUCHOS  ( Foto de J.P.L. Ano de 2013 )

Dá que pensar... seria um acto isolado feito por alguém. 
Com que finalidades ?
O que é facto é que todos ficamos a perder. Todos, entenda-se os utentes da Serra de Sintra.

Enfim... nada de estranhar  nos tempos que vivemos.

14.6.13

SOL E FENÓMENOS ESTRANHOS

Será real ?


Estranhos fenómenos junto ao Sol ?

Hoje!!! 

ESTAMOS NO DIA 14 DE JUNHO DE 2013



13.6.13

A ÚLTIMA MAMADA ( the Last Feed ) da Paula Rego.

O palhaço ou 'A última mamada' (tradução de "The last feed") de Paula Rego.  






The Last Feed, de Paula Rego



Este é um quadro da Paula Rego que esteve exposto em Londres na sua última exposição (jan-março 2013) 'The Dame with the Goat's Foot'
Uma figura de 'palhaço rico' (onde se reconhece perfeitamente o retrato de Aníbal Cavaco Silva) aparece com um pé no pedestal, a mamar nos seios de uma velha decrépita e aperaltada com um chapéu. O palhaço com a mão esquerda 'coça a micose'.  
A Velha pode representar a política, ou a nação. 
O quadro chama-se 'A Última Mamada'  ('The Last Feed').
Apesar de ter tido algum eco nas redes sociais não recordo que tenha havido grandes referências à exposição (ou ao quadro) na imprensa escrita.
Ainda não se sabe se /quando a exposição virá a Portugal e se o quadro fará parte dela.

Confesso que ao ver isto me interroguei: será verdade? Será que isto é mesmo uma pintura de Paula Rego? Parecia-me mas... dada a recente polémica parecia-me coincidência a mais.

 É tudo verdade: a exposição, o quadro. Apenas não consegui confirmar o nome do quadro pois não me aparece quando amplio a imagem no site da galeria Marlborough Fine Art. Mas faz sentido que seja pois o palhaço aparece a mamar. *

Origem do texto. Algures na Internet

11.6.13

CASCAIS. DISTÂNCIAS EM KILÓMETROS


Bem no centro de Cascais temos este curiosa placa.

 Faz-me sempre lembrar aqueles filmes de guerra em que os militares têm destas ideias, para assinalar as distâncias que os separam da Pátria.


UMA IDEIA INTERESSANTE ( Foto de J.P.L. Junho de 2013 )
                             

  Agora, aqui na minha terra, de quem seria a ideia ? 

E para quê ?


De qualquer maneira achei muito interessante esta forma de nos levar a pensar nos outros.

8.6.13

D. PEDRO I O CRU OU O JUSTICEIRO


"  Conjectura-se que grande devia ser a dissolução dos costumes, pelos actos de severa justiça praticados por D. Pedro I.

 Foi ele dos Reis de Portugal , o primeiro que tomou o encargo de ser pai dos seus vassalos. 
Tinha sofrido muito: A tragédia dos seus amores, que teve por último acto o bárbaro assassínio de Inês de Castro, lavraram-lhe fundo na alma o ódio das injustiças e uma sede insaciável de vinganças contra todas as prepotências.


   Reservava a si com amor o encargo de julgar todos os delitos. Mandava trazer à corte os criminosos de qualquer ponto do País onde fossem agarrados.

 Vê-los presos e algemados na sua presença era para ele um prazer intenso que saboreava com delícias.

 Torturá-los, martirizá-los, fazer-lhes sofrer as mais duras provas era ocupação que antepunha a qualquer outra.

 Ver a imagem de origem
  
 Levantava-se da mesa, mal lhe traziam a notícia da chegada de algum grande criminoso, e passava logo sumariamente à execução.

Da cintura pendia-lhe sempre o látego com que retalhava o corpo dos criminosos.

 Castigava rigorosa e severamente todos os crimes, mas os de sensualidade eram para ele um pratinho de grande mimo e inventava para os pobres criminosos requintes de ferocidade que espantaram os seus contemporâneos.


D. PEDRO I EM CASCAIS  ( Foto de J.P.L. Ano 2013 )

   Ai dos adúlteros que lhe caiam nas mãos ! Era implacável para com eles.
 O seu escudeiro Afonso Madeira, dextro nos jogos da época e distinto pelas mais apreciáveis qualidades, era-lhe muito querido e merecera-lhe sempre uma predilecção muito especial.

 O pobre rapaz teve porém a desventura de se enamorar dos encantos de Catarina Tosse, mulher casada, que se lhe entregou, rendida de paixão; e o Rei, apenas soube do adultério, pôs de parte a afeição para só respirar justiça vingadora: 
Afonso Madeira foi castrado e morreu em consequência deste bárbaro suplício ou talvez pelo desgosto que a vida lhe causava depois de ter sofrido tão dura perda, de sua natural door - diz o cronista.

   Chegaram um dia aos ouvidos do Rei os galanteios de certa esposa desleal a seu marido. 
Justiça sumária: a pobre mulher foi queimada.
 O marido, que sabia das fraquezas da esposa e as suportava filosoficamente, recebeu depois deste suplício um recado do  monarca, dizendo que não se afligisse por aquela perda, pois até lhe devia dar alvíssaras por ter vingado a sua honra ofendida. ( ... ) 1

SÓ A CAÇA LHE SERVIA DE DISTRACÇÃO, MAS, EMBORA NESSE EXERCÍCIO SE MOSTRASSE FOLGAZÃO E AFÁVEL, O SEMBLANTE EM BREVE SE ENUBLAVA, AO RECEBER QUEIXA DE QUALQUER AGRAVO.

 OUVIA QUANTOS SE APROXIMAVAM E A SUA JUSTIÇA ERA SEMPRE PRONTA E RIGOROSA.

 ERA IGUAL NA APLICAÇÃO DOS CASTIGOS, QUER O CULPADO FOSSE PLEBEU, OU FIDALGO, OU CLÉRICO. OS RICOS - HOMENS QUE PERDIAM A REPUTAÇÃO DAS DONZELAS ERAM TÃO SEVERAMENTE PUNIDOS COMO O ÚLTIMO DOS SEUS VASSALOS QUE TAL FIZESSE.

 JUSTIÇA PARA TODOS !

 MOSTREM E DECLAREM AQUELLO EM QUE LHES VAM CONTRA SEUS FOROS, GRAÇAS E MERCEES QUE HAM E QUE LHAS FAREMOS GUARDAR " ( ... ) 2

 ( ... ) O TEMPO ERA BÁRBARO E OS COSTUMES CORRUPTOS, BÁRBARO E IMPLACÁVEL DEVIA SER A JUSTIÇA. 
ASSIM O ENTENDIA D. PEDRO, E ASSIM O PRATICAVA.

 O INCESTO, O ADULTÉRIO E O ESTRUPO ERAM FREQUENTES.

 O CLERO E OS FIDALGOS REFOCILAVAM-SE À VONTADE SOBRE O CORPO INERME DO POBRE POVO INDEFESO.

 DURA E ENÉRGICA HAVIA DE SER A JUSTIÇA DO REI QUANDO O MONARCA, FAZENDO-SE O VERDADEIRO PAI PROTECTOR DOS SEUS VASSALOS, SE MOSTRAVA DISPOSTO A NÃO TOLERAR ABUSOS NEM VEXAMES.

" TAIS DEZ ANOS NUNCA HOUVE EM PORTUGAL !
   COMO ESTES EM QUE REINARA D. PEDRO ! "

EXCLAMA O VELHO HISTORIADOR FERNÃO LOPES NA CRÓNICA DO MONARCA ; E O POVO, AO COMEMORAR COM LÁGRIMAS SAUDOSAS A MORTE DO REI AMIGO E PAI, EXCLAMAVA TAMBÉM QUE : 

 " MONARCAS ASSIM OU NUNCA DEVIAM NASCER OU NUNCA DEVIAM MORRER "  ( ... ) 3

3 ) . Texto extraído do livro " Os bons velhos tempos da prostituição em Portugal
  Antologia de histórias e documentos colhidos na   HISTÓRIA DA PROSTITUIÇÃO EM PORTUGAL  de Alfredo Amorim pessoa ( 1887 ) realização e anotações de Manuel João Gomes ( 1976 )
Nota pessoal - Significam estes asteriscos que; 1 (...) e ( ... ) Tive de omitir várias passagens por serem muito extensas e variados os relatos, mas não menos interessantes na sua leitura.  Ano de 1355. Fizeram  ontem seiscentos e cinquenta e sete anos que morreu em Coimbra Inês de Castro ( n.c. 1320 ), mulher do infante D. Pedro ( depois Rei de Portugal ), executada por ordem do sogro, D. Afonso IV.

PORCHE PARADE EM CASCAIS ( Ano de 2013 )

Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, geralmente abreviado para Porsche AG, ou somente Porsche, é uma das principais marcas de automóveis desportivos do mundo, criada na Áustria e, hoje, sediada em Stuttgart, Alemanha.

  • Criação: 25/04/1931
  • Sede: Estugarda, Alemanha
  • Fundador: Ferdinand Porsche
  • Organização principal: Grupo Volkswagen
  • Subsidiárias: Porsche Design Group · Mieschke Hofmann und Partner · Porsche India · Porsche (China) Motors Ltd · Porsche South Africa
  • Presidente: Wolfgang Porsche

Porsche comemora 50 anos do 911 em Cascais

Maior Porsche Parade de sempre em Portugal entre 8 e 9 de junho de 2013

A vila de Cascais e o Circuito Estoril vai servir de palco para as comemorações dos 50 anos de vida do 911, nos próximos dias 8 e 9 de junho. O ponto alto das comemorações será a Porsche Parade, uma concentração de pelo menos 200 veículos de todas as gerações do mítico modelo desportivo, no sábado de manhã, na Marina de Cascais.

O programa das comemorações arrancam no sábado, dia 8 de junho, com a realização da Porsche Parade, a partir das 15h15, com início em Cascais e com destino ao Estoril. Pelas 16h30 inicia-se o Martini Porsche Rallye, uma prova de regularidade que coloca as duplas participantes em confronto nos míticos troços de Alcabideche, Lagoa Azul, Peninha, Sintra e Monserrate.


No domingo, dia 9 de junho, entre as 9h00 e as 10h00 a festa continua no Circuito Estoril, para uma prova de slalom, onde os participantes do Martini Porsche Rallye deverão exibir a sua perícia na longa reta do traçado do Estoril. Depois do almoço, pelas 15h00, arranca um dos pontos altos das comemorações: uma exibição do bicampeão do Mundo de Ralis, Walter Röhrl.

Os dois dias de festa terminam no Circuito Estoril onde terá lugar uma corrida de «sprint» que ficará certamente na memória de todos os apaixonados da velocidade.

O Porsche Historic Challenge colocará em pista todos os 911 de competição que representam as diferentes gerações e que tantos triunfos deram à marca. Num registo de celebração pilotos e máquinas tudo farão para obter a melhor classificação dentro das diferentes classes criadas para esta prova.

Neste ano de comemoração dos 50 anos do 911, o emblemático modelo da Porsche conta com mais de 820.000 unidades produzidas ao longo das suas cinco décadas de vida, estando ainda em circulação por estradas e circuitos de todo o mundo, mais de 70 por cento destas unidades.

 Ver a imagem de origem

Porsche Ibérica vai comemorar 50 anos do 911 com festa em Cascais - Centenas de Porsche 911 vão estar em Cascais nos dias 8 e 9 de junho

WALTER ROHRL.  BI- CAMPEÃO DO MUNDO DE RALLYES
 
 
Verdadeiro mito vivo no mundo automóvel, o Porsche 911 está a celebrar 50 anos de existência. Apresentado pela primeira vez em 1963 o desportivo de linhas simples criado por Ferdinand Alexander Porsche tem merecido a atenção de várias gerações.
 Para comemorar esse feito na história automóvel, mais de duas centenas de Porsches 911 vão concentrar-se em Cascais nos dias 8 e 9 de junho.
 
A festa incluía Porsche Parade, o Martini Porsche Rallye que recupera os troços míticos da Lagoa Azul e ainda um Porsche Historic Challenge, no autódromo do Estoril, com a presença do bi-campeão do Mundo de Rallyes, Walter Röhrl. 
 
Com mais de 820.000 unidades produzidas ao longo das suas cinco décadas de vida, das quais mais de 70 por cento continuam a circular até hoje nas estradas e circuitos de todo o mundo, o 911 é considerado o carro desportivo com mais êxito do mundo.
 Motivo mais que suficiente para a Porsche Ibérica celebrar os 50 anos de produção deste modelo numa vila com o encanto de Cascais e que irá trazer ao concelho, como refere Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, um “acontecimento que nos faz recordar o passado, as grandes classificativas, envolvendo uma parte da Serra de Sintra que está em Cascais”.

 Para o autarca, “é um privilégio receber a Porsche: é uma marca reconhecida de grande qualidade tal como Cascais, pelo que este será um bom casamento”. Além disso, tendo em conta o número de participantes e entusiastas da marca, este será “um grande momento de afirmação para o concelho, contribuindo para aumentar o número de dormidas”.

Na apresentação do evento, Nuno Costa, chefe do departamento de Marketing e RP da Porsche Ibérica, afirmou que, “ em Cascais vai decorrer a maior reunião de 911 alguma vez feita, pelo menos, na Península Ibérica” e salientou os atributos de Cascais: “é uma vila fantástica, porque combina o glamour do Casino Estoril, dos jardins, da marina, de toda uma envolvência de hotéis e restaurantes fantásticos e pessoas muito hospitaleiras. Era um sítio óbvio para nós”.

 O autódromo do Estoril contribuiu também para a opção da marca por Cascais: “um evento Porsche sem ser perto de um circuito de competição não faz sentido, portanto Cascais envolve toda a dinâmica que nós precisamos para fazer um evento tão exclusivo.

A festa vai contar com duas centenas de viaturas participantes e muitos mais visitantes, naquele que será o maior desfile de Porsche 911 alguma vez realizado em Portugal. O programa das comemorações tem início sábado, dia 8 de Junho, com a Porsche Parade entre Cascais e Estoril.

Segue-se o Martini Porsche Rallye, uma prova de regularidade que coloca as duplas participantes em confronto nos míticos troços de Alcabideche, Lagoa Azul, Peninha, Sintra e Monserrate. A noite fecha com um jantar de gala no Casino Estoril.

Domingo, 9 de junho, a manhã Porsche 911 vai ser passada no Circuito Estoril, onde vai decorrer uma prova de slalom com os participantes do Martini Porsche Rallye.

À tarde, o bi-campeão do Mundo de Rallyes, Walter Röhrl vai mostrar os seus atributos. À tarde, a fechar o evento, o Circuito Estoril acolhe uma corrida de sprint, explorando a velocidade do Porsche 911.

Trata-se do Porsche Historic Challenge que colocará em pista todos os 911 de competição que representam as diferentes gerações e que tantos triunfos deram à marca. Pilotos e máquinas vão dominar o Circuito do Estoril na luta pela melhor classificação.

Programa (resumo)
8 de Junho
15h15 | Porsche Parade Cascais - Estoril
16h30 | Martini Porsche Rallye por Alcabideche, Lagoa Azul, Peninha, Sintra e Monserrate
Noite | Jantar de Gala no Casino Estoril

9 de Junho
9h00 - 10h00 | Apresentação no Circuito Estoril
10h30 | Prova de slalom com os participantes do Martini Porsche Rallye
15h00 | Exibição do bi-campeão do Mundo de Rallyes, Walter Röhrl
Tarde | Porsche Historic Challenge

6.6.13

PORTUGAL


UNS E OUTROS DEVEM


PORTUGAL É UM DOS POUCOS PAÍSES DO MUNDO QUE PODE FECHAR AS SUAS FRONTEIRAS
PORQUE A NATUREZA LHE DEU TUDO QUANTO É NECESSÁRIO PARA QUE O SEU POVO POSSA
VIVER FELIZ E EM PAZ!


Por acaso sabe que o
SEU “POBRE PAÍS” possui:

- A maior Zona Económica Exclusiva da UE... tão grande como todo o
continente europeu?

- 80% de solo arável, quase em completo abandono
 

- Invejável rede hidrográfica a nível mundial
 

- Grandes reservas de água doce, em aquíferos subterrâneos... 

 

- As maiores reservas de ferro, da UE, de excelente qualidade
 

- As maiores reservas de cobre da Europa (segundas no mundo)
 

- As maiores reservas de tungsténio (volfrâmio) da Europa?

 

- As maiores reservas de lítio da Europa
 

- As maiores reservas de terras raras
 

- As segundas maiores reservas de urânio da Europa
 

- Grandes reservas mineiras de ouro, prata e platina
 

- E as incomensuráveis riquezas que as águas do Atlântico escondem
- Uma das maiores reservas de petróleo da Europa que já vão ser exploradas
na costa do Algarve por companhias alemãs e espanholas... e vão pagar a
Portugal 20 cêntimos por barril enquanto ele está neste dias a 92 dólares o
barril...

- Reservas de gás natural e de xisto na placa continental que dá, pelo
menos, para 100 anos sem precisar de ninguém!

- E isto é apenas a ponta do iceberg... Portugal tem muito mais!!!!

TUDO ISTO parecendo... SUBAPROVEITADO OU ABANDONADO!!! (mas ao mesmo tempo a
ser roubado pela calada).

FMI diz ao mundo que a Grécia foi vítima de erros graves

De que estão à espera para mudar as medidas e alterar o rumo destrutivo de Portugal? O que esperam para inverter a espiral recessiva para onde empurraram a economia portuguesa? 

No entanto fica a questão: Foi erro, ou uma estratégia calculada .?

Em contraste, aquilo que nos levou ao abismo .

- Maiores reservas de ladrões do nosso bem estar e não só, da Europa!

- Maiores reservas de BOYS (cerca de meio milhão) da Europa!

- Maiores reservas de chulos, inúteis e parasitas da UE!

- Maiores reservas de pseudo-políticos da Europa e não só!

- Maiores reservas de burocracia da Europa e não só!

- Maiores reservas de desorganização em serviços públicos da Europa e não
só!


Se duvida, informe-se em fontes fidedignas e verá que a realidade vai muito
além!

Este é de longe O PAÍS MAIS RICO DA U.E., na sua dimensão, levado à ruína
por um bando de canalhas e traidores!



Pense como poderia ser a sua vida e a dos seus descendentes se este país
tivesse tido VERDADEIROS GOVERNOS, compostos por gente honesta, competente e
patriota!