Este blogue é pessoal ..This blogue is a non-profit and personal website.

20.6.11

PRAIA DOS PESCADORES OU DA RIBEIRA

BAÍA DE CASCAIS JUNHO DE 2011 ( foto de J.P.L. )
                       Na manhã da passada terça feira era este o aspecto da Baía, aqui de Cascais.

IMAGEM QUE MAIS PARECE OBTIDA NO INVERNO ( Foto de J.P.L. Junho de 2011 )
       
              Com um mar destes o mais natural é sentir um apelo ao passeio pelas suas margens.
                                                                 
PRAIA DOS PESCADORES OU DA RIBEIRA  ( Foto de J.P.L. Junho 2011 )
             
 
Ao longe os diversos utensílios a que os homens do mar recorrem para a sua faina.
Por enquanto ainda me posso  dar ao " luxo " de usufruir de tão tranquilizante recanto, que mais não seja por aqui residir.
 Muito mais tem esta linda terra para mostrar, felizmente. 
A Autarquia procura com zelo manter tudo muito limpo e bonito.  A Praia da Ribeira ou Pescadores está localizada no centro da Vila de Cascais em Portugal, é uma das mais conhecidas e visitadas pelos turistas e moradores locais.
 
Essa praia tem dois nomes, Ribeira e Pescadores, mas tem sua história e significado.
  • Ribeira porque ali desagua a Ribeira das Vinhas que nasce na serra de Sintra e desagua em Cascais;
  • Pescadores porque tem um cais de embarcações onde é descarregado os pescados para depois ser comercializados em lota (leilão).
Família Real na praia.

No ano de 1870 como era moda banho de mar, a Família Real escolheu Cascais para instalar sua casa de verão, precisamente no Palácio da Cidadela, e transformou essa vila na Rainha das Praias Portuguesas.
O Rei D. Luís e sua esposa D. Maria Pia e seus filhos D. Carlos e D. Afonso se encantaram com as belezas da Vila, e Cascais ficou conhecida em todo Portugal. 
Após a morte de seu pai, o Rei D. Carlos continuou aqui frequentar, e amar a Vila de Cascais.

O Banho de Mar da Realeza

 Quando o Rei descia do Palácio da Cidadela para seu banho de mar na Praia da Ribeira e dar braçadas na baía, a Bandeira Nacional era hasteada no mastro da praia, para anunciar a presença de um monarca ao mar.

O fato-de-banho às riscas que lhe cobria os ombros e chegava aos joelhos era vestido e despido na barraca real instalada na areia da praia de Cascais – Portugal.

Em 1889 a avenida que liga a Cidadela a Praia da Ribeira recebeu o nome de D. Carlos I, essa ligação atraiu muitos ricos que começaram a construir suas casas de férias.
Começa a impulsionar a modernização da Vila de Cascais – Portugal, e nesse momento muitos palacetes são construídos a beira mar.

Casas e Palacetes

 Podemos destacar a Casa onde morou a escritora e poetisa Maria Amália Vaz de Carvalho, que hoje é um restaurante que se destaca na orla. 

Também o Palácio Seixas, que anteriormente era residência da família Aires de Ornelas no antigo Forte de Santa Catarina. Henrique Maufroy de Seixas em 1920 adquiriu a propriedade dos herdeiros e construiu o Palácio, que hoje é propriedade da Marinha Portuguesa.
Como Chegar. 
 
A Praia da Ribeira está localizada no centro da Vila de Cascais e deve o seu nome ao facto de ali desaguar a Ribeira das Vinhas. Esta praia é tradicionalmente uma praia de pescadores que dispõe de um cais para embarcações onde é descarregado o pescado que depois é comercializado na Lota. É por este motivo que esta praia é também conhecida por Praia dos Pescadores ou Praia do Peixe. A Praia da Ribeira encontra-se envolvida pela Baixa de Cascais – zona de grande interesse urbano. Na sua envolvente podemos encontrar a Câmara Municipal de Cascais, o edifício da Capitania de Cascais – Palácio de Seixas, a Lota de Cascais, entre outros. Embora apresente uma boa qualidade da água que é monitorizada durante a época balnear, esta praia não está classificada como de uso balnear.

Estacionamento limitado e pago.
 
Acesso à Praia:
 
De automóvel - Centro de Cascais, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia ou deslocar-se no BUSCAS. De comboio - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé ou deslocar-se no BUSCAS. De autocarro - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé ou deslocar-se no BUSCAS.
 Acesso ao areal por escadas e rampa.