Um dos mais famosos veleiros da sua época, o " Thermopylae ."
THERMOPYLAE - QUADRO DE M. REILLY |
Acabou os seus dias ás mãos dos portugueses,como navio escola. Entrou a barra do Tejo no dia 29 de Maio de 1896 e foi incorporado na Marinha Real com o nome de Pedro Nunes.
PEDRO NUNES |
No dia 13 de Outubro de 1907,foi afundado de propósito, ao largo de Cascais, com um torpedo num festival marítimo, depois de ter sido decidido que tinha de ser abatido ao efectivo.
Fim do Veleiro Thermopylae ou Pedro Nunes numa paródia marítima em 1907. Ideais republicanos nascentes conduziram a esta vergonha. |
Na rota do chá e depois na da lã foi o grande rival do mais famoso veleiro o " Cutty Sark ". Que também foi de Portugal 27 anos.
O " Pedro Nunes " ou " Thermopylae " meteu-se no fundo á boa maneira desperdiçadora dos portugueses.
Assistiu a este acto o pouco que restava da Família Real pois é de crer que, morto D. Carlos e seu filho primogénito o Príncipe Real no crime do Terreiro do Paço poucos meses, antes a euforia não devia ser muita.
Mas convinha preparar campo para a então nascente perspectiva de uma República. O então Rei D.Manuel II, que seria o nosso último Rei, segundo filho do falecido D. Carlos, não tinha sido preparado para a eventualidade governativa. Era um patriota abalado e desgostoso. Provou-se tudo isto anos depois e, de alguma forma, fez-se-Lhe justiça.
Destruir valores conotados com a Monarquia tornou-se um hábito com os « lindos » resultados que se vêm. Afundaram o " Pedro Nunes" numa paródia marítima e, quanto a valores ou património...,talvez considerado " coisas irrelevantes ".
Já o " Cutty Sark " ou " Ferreira " ou " Maria do Amparo " foi readquirido pelos Ingleses e visitado em doca seca por mais de 15 milhões de pessoas.
CUTTY SARK |