Este blogue é pessoal ..This blogue is a non-profit and personal website.

22.9.25

Outono chega hoje ! ( 22 - Setembro )

 

Fim do Verão. Bem vindo Outono  ( Foto de J.P.L. )

Com frio? Outono chega hoje e traz descida da temperatura

Primeira semana de outono começa com temperaturas inconstantes. Depois de uma segunda-feira mais fria, temperaturas vão aumentar, mas no fim de semana chega... a chuva.

Se saiu de casa hoje com a sensação de que tinha se esquecido de algo, provavelmente sabemos do que se trata. Acostumado ao calor de um dos verões mais quentes de sempre em Portugal, esta manhã acordou mais fresca e, provavelmente já desabituado, não se lembrou do casaco. Fez mal!

 É que o outono arranca hoje e, este ano, decidiu fazer-se acompanhar de uma brisa fresca.

Quem não se preparou para isso, deve ter começado o dia já a bater o dente. É que apesar de o equinócio de outono estar marcado apenas para as 18h19 desta segunda-feira, as diferenças já se começam a sentir.

 Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o primeiro dia de outono será de de céu pouco nublado ou limpo, vento forte na faixa costeira ocidental e terras altas e uma pequena descida da temperatura mínima, que se sentiu logo pela manhã.

“Esta descida de temperatura [...] deve-se à influência de fluxo de norte e de transporte de ar relativamente frio para o território, no início da semana”, detalhou o IPMA, num comunicado emitido na sexta-feira.

2.9.25

Nova Época de Nomeação de Tempestades

 


2025-09-01 (IPMA)


Depressão Martinho - Imagem de satélite RGB Massa de ar para as 00 UTC de dia 20 de março de 2025

 

 

Inicia-se hoje ( 01 de Setembro ) a época 2025/2026 de tempestades extratropicais na Europa, tornando-se efetiva no grupo sudoeste, em que Portugal está inserido através do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a lista para esta temporada e que se partilha na figura .

A atribuição de nomes a tempestades é um projeto conjunto de diversos serviços meteorológicos da Europa, sob os auspícios da EUMETNET. Este ano temos uma nova instituição a entrar para o grupo sudoeste, o Servei Meteorològic Nacional, o serviço meteorológico do Principado de Andorra, que se junta ao IPMA e aos serviços meteorológicos de Espanha (AEMET), de França (Météo-France), da Bélgica (RMI) e do Luxemburgo (MeteoLux).

A nomeação de tempestades tem-se mostrado eficaz na comunicação ao público da ocorrência destes fenómenos meteorológicos que trazem associadas situações de risco potencialmente elevado para as vidas e bens dos cidadãos, trazendo igualmente fluidez na comunicação entre os diferentes Serviços Meteorológicos Nacionais e as estruturas de Proteção Civil. Este procedimento facilita também a identificação e o estudo das depressões ao longo do seu percurso sobre a Europa.

Deve notar-se que uma tempestade tropical que se forme no Atlântico e seja nomeada pelo National Hurricane Center (NHC), se sofrer uma transformação nas suas características termodinâmicas tal que se converta numa tempestade extratropical, irá manter o nome original atribuído pelo NHC na comunicação do IPMA e dos restantes serviços meteorológicos europeus.

O critério para a nomeação de tempestades está diretamente relacionado com os impactos e com a emissão de avisos de nível laranja ou vermelho no sistema internacional de avisos meteorológicos. O principal parâmetro meteorológico que define a nomeação de uma tempestade é o vento, mas considera-se a nomeação de tempestades com outros parâmetros desde que o seu impacto tenha potencial para ser severo.