Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

29.8.24

dinossauro 'Apex'

 

Fóssil do dinossauro 'Apex' atinge valor mais alto da história

O esqueleto de um dinossauro 'Stegosaurus', apelidado de 'Apex', foi leiloado na quarta-feira em Nova Iorque por 44,6 milhões de dólares (40,7 milhões de euros), multiplicando o seu preço estimado e tornando-se o fóssil mais valioso do mundo.

Fóssil do dinossauro 'Apex' atinge valor mais alto da história
Notícias ao Minuto

09:43 - 18/07/24 por Lusa

Mundo Apex

Apex, que mede cerca de 3 metros de altura e 6 metros de comprimento, foi descoberto há dois anos no Estado do Colorado (EUA) e foi colocado a leilão entre 4 e 6 milhões de dólares (3,6 e 5,5 milhões de euros, à taxa de câmbio atual) como o "melhor exemplar" deste famoso dinossauro que viveu há 150 milhões de anos, no final do Jurássico.

 

A Sotheby's indicou que o comprador do Apex é anónimo mas está a considerar emprestar o esqueleto a "uma instituição americana" e que, após vencer a batalha de licitação de cerca de 15 minutos, declarou: "O Apex nasceu na América e vai ficar na América".

O esqueleto de Apex, um dos mais completos e melhor preservados de um dinossauro, superou a marca alcançada por Stan, um Tiranossauro Rex completo que foi vendido em 2020 por 31,8 milhões de dólares na Christie's, dando continuidade à tendência de aumento do interesse e do preço destes fósseis nos leilões.

A Sotheby's, que vendeu o primeiro esqueleto de dinossauro em leilão em 1997 por 8,4 milhões de dólares, esteve envolvida em todo o processo, desde a descoberta do Apex pelo paleontólogo Jason Cooper até à venda, marcando a sua primeira parceria.

A casa indicou que a sua especialista Cassandra Hatton documentou o processo, incluindo escavação, restauro e "preservação de informações contextuais, como impressões de pele fossilizada e três 'ossículos' (armadura de garganta)" que foram vendidos juntamente com o esqueleto.

O Apex não apresenta sinais de combate ou danos causados por predadores, mas sim indícios de artrite, indicando que atingiu uma idade avançada, segundo um comunicado que descreve a sua "soberba fossilização" que preservou "ossos delicados", como as frágeis placas dérmicas cervicais.

O que não foi determinado, segundo o jornal New York Times, é o género da Apex, o que pode explicar o nome sem género que recebeu.

Recentemente, a Christie's vendeu o esqueleto completo de um 'Gorgosaurus', parente do Tiranossauro Rex, por mais de 6 milhões de dólares, e também por um preço semelhante vendeu um crânio do rei predador, enquanto na Christie's, uma casa rival, foram obtivos valores superior.

Na Christie's, que detinha o recorde até ao momento, um esqueleto de dinossauro 'Deinonychus' foi vendido este ano por 12,4 milhões, embora abaixo do recorde para um fóssil.

27.8.24

Sismo de 26 de agosto de 2024 a W de Sines

 


2024-08-26 (IPMA)

No dia 26 de agosto de 2024, pelas 05h11m (hora local), ocorreu um sismo de magnitude local M5,3 (escala de Richter), com epicentro a cerca 60 km a Oeste de Sines (Setúbal) e a 25 km de profundidade.

Este sismo, que não causou danos, foi sentido com intensidade máxima IV/V na Escala de Mercalli Modificada (MM56) na região de Setúbal, Lisboa, Beja, Faro, Santarém e Leiria, tendo sido sentido com menor intensidade no resto do território do continente.

Até ao momento foram registadas (e não sentidas) 6 réplicas de pequena magnitude:

    05:47 - 1.2 ML
    06:40 - 1.1 ML
    07:14 - 0.9 ML
    07:27 - 1.0 ML
    11:44 - 1.6 ML
    11:56 – 1.5 ML

Decorridas as primeiras horas pós-sismo tinham já sido rececionados no IPMA, através do questionário macrossísmico online, mais de 10000 testemunhos referenciando os efeitos deste sismo.

Se a situação o justificar esta notícia será atualizada e serão emitidos novos comunicados.

A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.

A informação está atualizada em permanência também na app sismos@IPMA.

 

9.8.24

BORES O INFELIZ ANIMAL.

 

Morreu Bores, lince tirado à família na Madeira. O que se passou num mês?

Num mês, um lince-do-deserto foi retirado à família que o acolheu durante seis anos. O animal ficou "triste" e deixou de reagir a estímulos. Após ter 'luz verde' para regressar a casa, a situação terá piorado, após um dardo tranquilizante.

Morreu Bores, lince tirado à família na Madeira. O que se passou num mês?
Notícias ao Minuto

19:28 - 07/08/24 por Notícias ao Minuto

País lince

Morreu Bores, o lince-do-deserto que foi retirado à família com que vivia há seis anos na Madeira.

 

A informação foi confirmada ao Notícias ao Minuto pela Associação Ajuda a Alimentar Cães esta quarta-feira, que horas antes tenha escrito na sua página de Facebook que o animal estava "entre a vida e a morte desde o dia em que foi sedado para regressar a casa através de um dardo tranquilizante". Nessa publicação, a associação referia que "a família, juntamente com a advogada, já estão a apurar responsabilidades".

Numa publicação consequente, a associação confirmava já a morte do animal, escrevendo: "Descansa em paz".

Mas a história deste animal já tem vindo a ser conhecida há algumas semanas, e envolveu até uma petição que juntou milhares de assinaturas. Perceba tudo:

Tudo começou quando, nos primeiros dias de julho, a Guarda Nacional Republicana apreendeu o animal e identificou uma mulher, de 38 anos, por "ter um animal de espécie protegida em situação ilegal".

As autoridades davam conta, na altura, de que a ação teve como "objetivo a proteção de espécies da vida selvagem com o intuito de prevenir, detetar e reprimir situações de tráfico, exploração, comercialização e detenção de espécies protegidas em cativeiro". 

Lince do deserto em cativeiro apreendido na Madeira. Mulher identificada

Lince do deserto em cativeiro apreendido na Madeira. Mulher identificada

Os militares apuraram que "uma mulher, de 38 anos, detinha um animal de espécie protegida em situação ilegal, motivo que levou à sua apreensão".

Notícias ao Minuto | 17:38 - 04/07/2024

Já no final do mês, a associação mencionada lança uma petição, dando conta de que o animal tinha sido "apreendido em bebé" e que então foi cometido "um erro de forma inconsciente, sem má índole e sem qualquer tentativa de exploração". Reconhecendo que a tutora deste animal devia ser punida, a Ajuda a Alimentar Cães apontou que o animal era, seis anos volvidos, "um autêntico gato", domesticado, que não sabia viver noutro meio.

"Vive dentro de uma quinta em liberdade e completamente segura, convive com outros animais e humanos desde que nasceu, tem uma alimentação adequada à sua espécie, é acompanhado por veterinários e está saudável"escreveram na petição.

A 31 de julho, e depois de ser atestado que para o bem estar do animal o mesmo devia ser devolvido aos donos, foi isso mesmo que aconteceu.

Segundo o que escreveu o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza da Madeira, o "processo contraordenacional" ainda não estava concluído e esta "não era uma decisão final".

Esta história que se poderia aproximar de um final feliz, começou logo desde o regresso a ter problemas, dado o estado do animal. "Chegou sedado a casa e, durante mais de um dia, não acordou e foi levado para uma clínica veterinária de urgência. Desde esse dia foram várias as tentativas do regresso a casa mas o estado de saúde só [tinha] vindo a piorar. Desde que foi sedado perdeu a capacidade de andar e de comer. Hoje deixou de reagir a qualquer estímulo", escreveu a associação no Facebook, considerando ainda antes da morte do mesmo que a situação era "revoltante" e apontado que o animal "jamais deveria ter saído do local onde sempre viveu".

Comentário pessoal.  Mas porque não pensam antes de agirem ? Cada dia que passa mais me revolta esta " mania " do " Quero, posso e mando ".

1.8.24

ESTÃO CALADOS ? QUEM CALA CONSENTE .

 

DeNunes 

 Bloco de merda . Socialistas de  merda.  Comunistas de  merda. Sos racismo e restantes puta que os pariu. onde estão todos vocês a comentar o assassinato de 3 meninas por um fdp de um imigrante,onde estão!! Nao interessa,nenhuma é negra é isso!? Puta que os pariu a todos vocês!