Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

30.7.24

Google lança ferramenta de mapeamento de incêndios florestais em Portugal

 


A ferramenta de mapeamento de incêndios florestais da Google, que está assente em tecnologia de inteligência artificial (IA), é lançada em novos 15 países na Europa e África, entre os quais Portugal, divulgou hoje a tecnológica.

Google lança ferramenta de mapeamento de incêndios florestais em Portugal
Notícias ao Minuto

30/07/24 08:07 ‧ Há 10 Horas por Lusa

Tech Google

De acordo com as estimativas, "o território europeu propenso a incêndios duplicou nos últimos 50 anos", afirma Yossi Matias, vice-presidente e responsável da Google Research, numa publicação no blogue da Google Portugal.
 

"Ao utilizar a IA, conseguimos mostrar uma monitorização detalhada dos incêndios florestais na 'Pesquisa' e no 'Maps'. Agora, durante este verão com temperaturas recorde, estamos a expandir esta ferramenta para 15 países na Europa e em África", entre os quais Portugal, adianta.

Andorra, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Chipre, França, Grécia, Itália, Quénia, Mónaco, Montenegro, Ruanda, Eslovénia, Espanha e Turquia são os restantes 14 países onde a ferramenta de monitorização dos limites de incêndios florestais é lançada.

Os mapas de limites de incêndios florestais já estavam disponíveis nos Estados Unidos, Austrália, Brasil, Argentina, Chile e México.

"Estamos a disponibilizar esta informação, através de alertas e recursos que disponibilizam informação às pessoas que estão perto de um incêndio florestal como se manterem seguras", adianta Yossi Matias, referindo que "o modelo de monitorização de incêndios florestais alimentado pela IA da Google é treinado com base em múltiplas fontes de dados, incluindo uma grande variedade de conjuntos de dados de imagens de satélite".

Além disso, "também validámos o nosso modelo de monitorização de incêndios florestais comparando-o com o nosso próprio modelo de cicatrizes de incêndios -- formas que surgem após um incêndio ser contido -- com base em medições de eventos anteriores de incêndios florestais. Outros modelos de IA são utilizados para verificar a existência de incêndios e, tudo isto em conjunto, permite a definição dos limites de incêndios florestais mais precisos e definitivos do que com apenas o uso de imagens de satélite", explica o responsável.

Desta forma, "ao implementarmos, durante o verão, esta nova capacidade, mapeámos mais de 40 incêndios florestais no sul da Europa, incluindo incêndios em Espanha, Grécia e Chipre no passado mês de junho, bem como outros incêndios de Portugal ao Quénia".

Ou seja, "mostrámos estes limites de incêndios florestais na 'Pesquisa' e no 'Maps' e disponibilizámos informações locais através de notificações --- uma ferramenta concebida para complementar os esforços locais existentes para ajudar as pessoas a aceder à informação e a manterem-se seguras".

Após o início dos incêndios florestais na Europa e em África "e só na primeira semana de julho, cerca de 1,4 milhões de pessoas viram as nossas notificações de incêndios florestais", sublinha Yossi Matias.

As notificações baseiam-se nas definições do utilizador e no idioma da sua preferência, oferecendo aos viajantes durante a época turística formas de receber informações locais e oportunas no seu idiomas sobre os incêndios florestais, segundo a Google.

Estas notificações "são sobrepostas nas direções de condução do Google Maps", indicando aos viajantes se as suas indicações de rota podem ter incêndios florestais por perto.

Esta funcionalidade é lançada em "países que foram afetados por incêndios florestais nos últimos verões e com base na qualidade do nosso modelo em cada país", refere o responsável.

À medida que os modelos forem evoluindo, ao longo do tempo, "esperamos expandir para mais países e continuar a partilhar informações críticas com as pessoas quando são efetivamente necessárias", remata.

19.7.24

CARO LEITOR...

 

Caro leitor
Nunca se esqueça - viver em Cristo, morrer é lucro - Filipenses 1:19-26.
O que conta é hoje, o passado simplesmente ajudou para afinar o presente rumo ao futuro. Lembre-se que o amanhã pode não existir, porque a morte o leva embora. Ninguém tem a vida fechada numa mão e, nunca mais voltará. Um dia eu morro e tu também! Nós, nunca apanhamos a mesma água num rio. O tempo, é como o rio, depois, a vida acaba. O tempo passa e as oportunidades vão embora. As crianças crescem e fazem o seu caminho. Arriscamos chegar tarde, perdemos entusiasmo. Temos de entender que, com o tempo, as nossas prioridades mudam e, mesmo assim, deixamos tudo para depois, como se o depois fosse a solução. Geralmente pensamos ou, nem sequer pensamos “Depois te ligo”; “faço isso mais tarde”; “amanhã eu faço”! Deveríamos mudar estes pensamentos para - agora e hoje.
Não podemos deixar para depois, tudo aquilo que deixa de estar na nossa mão. O tempo é o ouro da vida e, só nós podemos decidir como usá-lo.
Quando olhamos para o relógio já chegou a hora de jantar. Quando olhamos para o calendário já acabou o mês e sem dar por isso, outro ano vai começar.
Quando a criança olha para os seus avós e se pergunta: será que chego à idade deles? Quando chegamos à idade deles, olhamos para trás e dizemos: como é possível que os anos tenham passado tão rápido?
Sem que nós nos demos conta, passam e quase sempre adiamos coisas que realmente são importantes na vida, passar o tempo na companhia dos próprios filhos, da família ou dos amigos. Faça como eu, perdoo mesmo aqueles que me fazem ou fizeram mal. Vivo bem a cada dia que Deus me dá. Muitas pessoas, passam os melhores anos da sua vida numa eterna corrida para o sucesso e o dinheiro, acabam sem o pilar fundamental. Que importa o sucesso e o dinheiro?
Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje, porque pode ter a notícia mais ruim da sua vida e pode mesmo nem sequer ter notícia. Estupidez, é fazer a mesma coisa todos os dias e esperar resultados diferentes.
Abraço amigo

12.7.24

PRAIA DO ABANO

 

Praia do Abano, em Cascais

É uma das praias secretas mais desconhecidas do concelho, provavelmente devido aos acessos, mas também das mais bonitas.

Costuma ter ventos fortes e grande ondulação.

praias secretas: praia do abano, em cascais

3.7.24

"Todos Somos Proteção Civil",

Cascais está cada vez mais preparado para atender a qualquer ocorrência no Parque Natural Sintra-Cascais, com o reforço da rede de rádio municipal de emergência para combate a incêndios. As novas tecnologias também estão presentes na prevenção e no combate a incêndios nas zonas rurais. Um novo sistema ligado às CCTVs que vai permitir não só detetar ignições logo na sua fase inicial, como identificar matrículas e, em caso de atividade criminosa ou incúria, identificar os suspeitos, sendo depois feita a comunicação às autoridades competentes para investigação. Sob o lema "Todos Somos Proteção Civil", nunca é demais lembrar que a mitigação dos riscos de incêndio começa em cada um de nós como utilizadores do Parque Natural. Informe-se junto das autoridades competentes como deve proceder para a prevenção de incêndios e, quais os comportamentos a adotar em caso de deteção de fogos florestais. Câmara Municipal de Cascais | Junho 2024