Domínio registado deste website. Pintorlopes.blogspot.com.

27.2.12

O HOMEM !


                                                                A história, ou as palavras


 Ensinavam-me, e eu aprendia:

    « O homo faber; o homo sapiens; o homem é um animal racional; os homens descobriram o fogo; os homens da pré-história; o homem é um animal religioso; os patriarcas;deus é pai; os faráos; o homem é um animal social; os filósofos gregos; os imperadores romanos; as eternas aspirações do homem;os guerreiros, os cavaleiros, os soldados,os marinheiros; os descobridores, os aventureiros, o homem da renascença; o homem tem sede de conhecimento; os físicos, os matemáticos; os homens lutam pela sua liberdade;os homens e a sua angústia vivencial; os operários, os capitalistas; os homens fazem o progresso técnico; os homens do governo; a declaração dos direitos do homem; os homens da imprensa; os homens lutam pelo poder; a exploração do homem pelo homem; milhões de homens morreram na guerra; os homens de boa vontade; a arte é uma necessidade do homem; o homem face à natureza... »


            Um dia perguntei:

                                     - ONDE ESTÃO AS MULHERES ?    * 1




* 1 Maria Isabel Barreno. " A Morte da Mãe "
   Moraes editores. Circulo de prosa: 1º edição Julho de 1979

26.2.12

ALENTEJO




Localização da região (NUT II) do Alentejo. Vermelho: Alentejo; Verde floresta: Parte do Ribatejo incluída na região NUTSII do Alentejo; Verde-lima: Parte do Ribatejo incluída na região NUTSII do Centro; Verde esmeralda: Parte do Ribatejo incluída na Área Metropolitana de Lisboa

   " Talvez não haja outra zona de Portugal como o Alentejo onde o homem mantenha uma relação tão íntima e fundamental com a terra.

É uma relação trágica, de temor e gratidão, que leva o alentejano a estabelecer com a terra uma espécie de conta - corrente.

 Há o deve e o haver.
 Por razões ancestrais, ele coloca-se até à morte na posição de devedor. 
A terra paga-me em vida, eu pago à terra morrendo - refere, cantando o homem da planície . "  *
1
                                             
*
1 ; João Mário Caldeira
        " Margem esquerda do GUADIANA As gentes, a terra ,os bichos
        Contexto Editora
        1ª Edição. 

24.2.12

PROFETAS E PROFECIAS

                                                   

"Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;(...)  E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. 
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores.

  Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. (...)

  Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo;

quem lê, atenda." *
           Mateus ( 24-3-12 )
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane
Mateus 24:4
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane
Mateus 24:4
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane
Mateus 24:4

                                   E o que disse Maomé.
                                                                       
                                                                    Maomé ou Muhammad foi um líder religioso, fundador do Islamismo e considerado pelos seus discípulos como o último Profeta do Deus de Abraão

                                Em conformidade com as Sagradas Escrituras, o Alcorão afirma que Jesus voltará, antes do fim dos tempos; tal como profetizada pelo próprio Cristo, e pelos apóstolos.

Os muçulmanos acreditam, também, que a vinda do profeta Maomé foi profetizada por Jesus como supostamente relatariam as passagens do evangelho de São João (João 14: 16-17),cabendo a Maomé a missão de difundir uma mensagem de alcance verdadeiramente universal (61ª Surata As Saf, versículo 6)

Maomé seria o "Consolador" (o "Paráclito") mencionado por Jesus aos 
apóstolos; um enviado de Deus, e não o Espírito Santo que já havia se manifestado durante a passagem do Cristo pela terra.

Para os muçulmanos, Maomé é o último profeta; não havendo novas revelações, após a revelação feita a Maomé pelo arcanjo Gabriel

   Escatologia: Segundo a escatologia islâmica, a história humana terá fim no julgamento final, o qual será precedido por acontecimentos terríveis como por exemplo a vinda de personagens maléficos ou propícios:

 o Mahdi, espécie de messias; o anticristo, falso messias que aparecerá entre o Iraque e a Síria, e Cristo, que matará o anticristo.

 

Religiões e seitas

As religiões do mundo 

  • Cristianismo (Protestantes, Evangélicos e Católicos)
  • Islão                                               
  • Budismo
  • A Fé Baha'i
  • Nova Era
As seitas 
Testemunhas de Jeová 
Os Mórmons
  •  
  •  Após estas reflexões a que resultado chegar ? 
    Estaremos ou não sós ?
    O que se passa no Universo ?
    Pessoalmente  mantenho as minhas interrogações. 
    Até ver .  

    Profeta Numa religião, profeta é um indivíduo que alega ter sido contactado pelo sobrenatural ou divino e que fala por eles, servindo como um intermediário com a humanidade, passando, este novo conhecimento descoberto, da entidade sobrenatural para as outras pessoas. A mensagem transmitida pelo profeta é chamada de Profecia.

22.2.12

GALINHOLAS POR CASCAIS

Estamos a terminar o ciclo.
Começam os dias a tornar-se mais longos e o Inverno está a decorrer seco e frio dado que a chuva tem primado pela ausência e, sem chuva, rareia o essencial para a alimentação desta ave que se alimenta revolvendo a folhagem dos bosques durante alguns, poucos, períodos do dia ou, no mais essencial, pela noite, percorrendo as margens de rios e ribeiras bem como os prados em que o gado se alimenta afim de neles encontrar o seu apetecido alimento.
 Cascais foi, em tempos, um verdadeiro paraíso para a nossa galinhola quando existiam por cá várias quintas cuja actividade, entre outras, decorria entre a pecuária e a agricultura.
 Eram famosos alguns locais onde as poderíamos encontrar no seu repouso diurno, lembrando-me claro das zonas do Ereira, Vilar, Marinha, Pisão, Serra de Sintra, Barril e muitos outros locais de pinhais vetustos.

 Hoje apeteceu-me evocar esta maravilhosa e rara ave neste breve comentário que peca por isso mesmo, ser breve pois guardo no baú das minhas memórias as mais gratas recordações dos dias que passei em demanda da nobre galinhola.
 Algumas, poucas decerto, que pela nossa região permaneceram viram-se confrontadas com a infinita tristeza que constitui, sem qualquer dúvida, a situação de seca gravíssima com que se confrontaram.
Oriundas na sua maioria das regiões do norte da Europa a elas começam em breve a regressar assim que os ventos de sul e sudoeste por cá apareçam ventos estes contrários aos que as trouxeram os de norte, nordeste e leste estes que são os predominantes actualmente, desde há vários meses, para desespero de muitos de nós e, se calhar, delas também. 
Até neste particular os tempos actuais deixam muito a desejar.

17.2.12

TELEFONE E TELÉGRAFO EM CASCAIS


A primeira estação telefónica foi inaugurada, na gerência municipal de Jaime Artur da Costa Pinto, no dia 13 de Setembro de 1900 e o serviço telegráfico data de 1866.

 Em 1874 havia duas estações telegráficas eléctricas e semafóricas.
.

   Há uma estação dos C.T.T. em Cascais que é a estação central da Vila.

 No Estoril existem três; São Pedro, São João e Santo António. Em Alcabideche, como em São Domingos de Rana, há sómente caixas postais.

 Na Parede e em Carcavelos há uma estação na sede de cada uma das freguesias.

TELEFONE COM FIO. ( Foto de J.P.L. ) 
    
A notícia mais antiga que se conhece da existência em Cascais de uma " Direcção de Correios " é de 1853. 
Ele consta do Regulamento Postal publicado nesse ano.

   Uma efeméride triste ligada a este capítulo; em 15 de Novembro de 1920 houve na Estação Telégrafo- Postal de Cascais um grande incêndio. * 1

* 1 - Monografia de Cascais
        1969 

Telégrafo antigo: importante meio de comunicação antes do telefone . O que é . O telégrafo é um sistema concebido para transmitir mensagens de um ponto para outro em grandes distâncias, ... Samuel Morse criou e registou a patente do telégrafo no ano de 1837 O telefone é um dos meios de telecomunicações projetados para transmitir sons através de sinais elétricos nas redes telefónicas. É definido como um aparelho eletroacústico que permite a transformação, no ponto transmissor, de energia acústica em energia elétrica e, no ponto receptor, a energia elétrica é transformada novamente em acústica, permitindo desta forma a troca de informações (através da fala) entre dois ou mais usuários. Para haver êxito nessa comunicação, os aparelhos necessitam estar comutados(ligados…

   

14.2.12

O TEMPO PRESENTE

                                                                                              

    " Não se podem mudar os nossos tempos.

 Uma vez que as nossas condições de vida se degradam, tem-se a prova que penetramos na última fase do destino.
   Com efeito, não se pode estar constantemente na Primavera e no Verão e desfrutar de ambos permanentemente; por isso o empenho em mudar a natureza dos momentos actuais para nos reencontrarmos com os felizes dias do passado é obrar em vão.






   O erro dos que cultivam a nostalgia do passado é que não compreendem esta ideia.
   Porém aqueles que só tem consideração pelo momento presente e detestam o passado aparentam ser pessoas muito superficiais. "


10.2.12

ÁRVORE NACIONAL PORTUGUESA




O SOBREIRO NO SEU AMBIENTE NATURAL   ( Foto de J.P.L Ano 2012 )
                                                     



                                         Resolução da Assembleia da República n.º 15/2012

                                         Institui o sobreiro como árvore nacional de Portugal

        A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, instituir o         sobreiro como árvore nacional de Portugal.

                    Aprovada em 22 de Dezembro de 2011.

              

3.2.12

ASSIM É A VIDA !

POR CAMINHOS DA VIDA ( Foto de J.P.L. Fevereiro de 2012 )
           
            ASSIM É A VIDA.
            CAIR SETE VEZES
            LEVANTAR-SE OITO.