Este blogue é pessoal ..This blogue is a non-profit and personal website.

31.12.11

2012. ANO NOVO.

Vamos então estrear mais um ano o tal o que se deseja melhor que os seus antecessores isto para a maioria de nós, claro.
 Haverá quem não pense assim por todas as razões e mais alguma. Pessoalmente vou tentar dar a " volta " por cima à crise e já tenho umas ideias em mente. 
Vamos então a dois mil e doze com esperanças de saúde, trabalho e uns trocos para a viagem.

MARGENS DO RIO SADO EM 2011 ( Foto de J.P.L. )
                

28.12.11

CHITA A MACACA DE TARZAN

Chita morre aos 80 anos

A famosa Chita, a “macaca” que acompanhou Tarzan nos filmes da década de 1930, morreu no passado dia 24 na reserva Suncoast Primate Sanctuary, na Florida, Estados Unidos da América, aos 80 anos.
A informação só agora foi divulgada por os responsáveis da reserva, onde a macaca mais famosa de Hollywood estava desde 1960. Refira-se que Chita ultrapassou o dobro dos anos de vida habituais para um chimpazé em cativeiro.
Chita participou nos filmes “Tarzan, o Homem Macaco” (1932) e “Tarzan e a sua Companheira” (1934), entre outros protagonizados por Johnny Weissmuller e Maureen O´Sullivan.


Cheeta (chimpanzé)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
Cheeta
Cheeta.jpg
Informações
Nome de nascimento Cheeta
Apelido Cheeta, Chita
Espécie Chimpanzé
Sexo Masculino
Nascimento 1931
Morte 24 de dezembro de 2011 (80 anos)
Nacionalidade norte-americano
Conhecido por Tarzan, série de televisão anos 1960
Proprietário Suncoast Primate Sanctuary


Cheeta (às vezes descrito como Cheetah, Cheta ou Chita) foi um chimpanzé ator, personagem de inúmeros filmes de Hollywood, principalmente os filmes da série Tarzan dos anos de 1930 e 1940, ao lado de Johnny Weissmuller e Maureen O'Sullivane da série de televisão dos anos de 1960. 

Cheeta protagonizava uma femea, porém, o chimpanzé era um macho. 

Cheeta faleceu no dia 24 de dezembro de 2011aos 80 anos de idade (1931-2011), na Flórida, Estados Unidos da América

O macaco passou seus últimos dias no The Suncoast Primate Sanctuary de Palm Harbor, no estado da Flórida, onde foi tratada antes de morrer por conta de problemas renais. 

Em 1991 foi criado a fundação C.H.E.E.T.A. (do inglês Creative Habitats and Enrichment for Endangered and Threatened Apes), como símbolo da entidade o chimpanzé ator Cheeta, com a intenção de cuidar de todos os macacos aposentados que foram envolvidos na indústria do entretenimento (show business). 

Alguns especialistas e pessoas ligadas ao show business questionaram a veracidade do fato do chipanzé ter morrido com 80 anos de idade, pois acreditam que isso é algo improvável para a espécie

27.12.11

PENINSULA IBÉRICA ( VISTA NOCTURNA )

A fotografia foi tirada pela Agência Espacial Norte-americana no passado dia 4 de dezembro, num domingo, e ganhou destaque como ‘Imagem do Dia’.

Uma fotografia captada pela NASA faz-nos conhecer melhor como é Portugal à noite. Acaba também logicamente por nos fazer perceber como está o nosso país povoado e em que áreas a densidade é superior.

A imagem esteve como ‘Destaque do Dia’ no site Observatório da Terra, da NASA.
                               
                                         

25.12.11

ALENTEJO DISTANTE

ALENTEJO DISTANTE ( Foto de J.P.L. em Dezembro de 2011 )

MADRUGADA DE DEZEMBRO ( Foto de J.P.L.)

UM DIA EM QUE O ALENTEJO FICOU PRÓXIMO.


https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/21/Mapa_do_Alentejo_em_Portugal.png


23.12.11

ESTREMOZ EM DIA INVERNOSO

                                                              
ESTREMOZ. UM DIA CHUVOSO DE INVERNO ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )
                                                                




*

A TEMÍVEL CUMULONIMBUS PESADELO DOS AVIADORES.

               

21.12.11

CASCAIS. PAISAGEM COM PESSOAS DENTRO


 Foi lançada mais uma obra sobre ou acerca de Cascais por esse Homem de muito saber que é o Sr. Doutor. José d' Encarnação.

( Foto de J.P.L. Dezembro de 2011 )
( Foto de J.P.L. )

                                                      
Podia  deter-me na obra mas não o farei por ora, uma vez que o seu autor disso se encarrega com mestria e saber como qualquer um de nós, cascaenses  sobejamente reconhecemos.

 Tive  a subida honra e o grato prazer de assistir ao acto no qual foram realçadas as mais diversas facetas do "nosso" José d' Encarnação, facetas abrangentes decerto, mas não o suficiente de a pontos tais, o Sr. Presidente da Edilidade, Carlos Carreiras desejar outro José d' Encarnação  para " retratar " o lado Oriental do Concelho, aparentemente sem um "Biógrafo" à altura.

 Veremos se o desafio foi aceite e oxalá que sim!

 Das palavras ditas então muito haveria a sublinhar e seria um nunca mais acabar de sublinhados.

 Por fim, deixo aqui um grande obrigado ao Sr. Dr. José d' Encarnação por mais esta sua (ia a dizer nossa) leitura do encantador torrão onde nascemos, mas não o posso fazer por ser o ilustríssimo doutor um natural do Algarve  que crescendo por estas terras desde pequenino as retrata com o amor de um "nado e criado" nestas paisagens com pessoas dentro.

 Bem haja meu bom Amigo.

ALGUNS LIVROS   ( foto de J.P.L. Ano 2011 )

20.12.11

BOM NATAL ???

Vamos a ver se vale a pena desejar um bom Natal a toda a gente.
 Sou da opinião que não.
 A não ser que queira ser cínico e hipócrita em relação a mim mesmo.
 Lembrando-me daqueles que me traíram, mentiram e roubaram .
 Bom Natal a um membro chegado da família que, maldoso e roído de inveja por uma obra que eu realizei tentou em vão, com uma denúncia obstar ao seu termo esquecendo-se de verificar que eu tinha obtido autorização prévia da entidade competente para a realizar ?
 Bom Natal a um determinado fulano que se comprometeu comigo na concretização de um negócio vantajoso para ambos, e que no ultimo instante deu o dito por não dito mentindo descaradamente, atitude própria destes tempos.

O FALSO AMIGO.
                                                         
Bom natal aos elementos de uma companhia de seguros que quando confrontados com a necessidade óbvia de me indemnizar não só não o fizeram em tempo útil, protelando até ao último dia que a lei os obriga o débito dessa mesma indemnização a qual, para se chegar a um acordo, tive de me sujeitar aos maiores arbítrios dos funcionários dessa entidade com a qual mantivera até ali as mais cordiais relações (pagamentos) ? 

Nunca acreditei no que diziam por aí que as companhias de seguros, quando delas necessitamos, tentam por todos os meios eximir-se às suas responsabilidades sociais, mas este episódio confirmou as piores suspeitas.
( Haverá honrosas excepções decerto.)
 Quando recorri dentro do meu legítimo direito à "minha" seguradora de sempre, estalou todo o verniz com que durante anos encobriu o seu proceder.

 Bom Natal a uma legião de conhecidos e desconhecidos, amigos ou familiares, vizinhos  próximos ou distantes sem valor humano?

 Bom Natal  àqueles que dentro dos seus carros por essas estradas agem como se fossemos inimigos a abater?

 Àqueles que todos os estios lançam fogo às florestas ?

 Aos que governam este país?  
                                                                  
Aspecto do Espírito Natalício actual
                                             
Bom Natal aos crónicos invejosos mesquinhos, anti-sociais, mal educados e calhandreiros  portugueses? 

 Muito e muito mais teria para dizer mas abstendo-me,  fico com a certeza que após a quadra natalícia tudo será como antes, senão pior. 

A mim não me enganam mais, "tugas".

 Eu, serei sempre eu, apesar de tudo, mas quero-me bem longe desta choldra. 

Sou e serei português mas da velha cepa.

 Dos tais orgulhosamente sós, se necessário.

     Os meus sinceros votos de Bom Natal vão  sómente para uma minoria que tenho muito bem referenciada.

CASCAIS 20 DE DEZEMBRO DE 2011
   

16.12.11

OUTONO DE 2011. ( FOI O 3º OUTONO MAIS QUENTE DESDE 1931. )

2011-12-16 (IM)

 O outono de 2011 (setembro, outubro e novembro) em Portugal Continental foi o 3º mais quente desde 1931, em relação à média da temperatura máxima do ar, com uma média de 23.41ºC, +1.96ºC acima do valor normal (1971-2000).

 Os anteriores maiores valores ocorreram em 1985, com 23.53ºC, e em 1948, com 23.51ºC. 


UM SOL OUTONAL ( Foto de J.P.L. )

Os valores médios da temperatura média e mínima, foram igualmente superiores ao valor normal, com anomalias de +1.17ºC e +0.38ºC respetivamente.

Neste outono, podemos destacar o mês de outubro, que registou o valor médio mais alto da temperatura máxima do ar desde 1931, com 25.96ºC e uma anomalia de +4.73ºC, em relação ao valor normal, que juntamente com setembro tornaram este outono mais quente que o normal.

Quanto à quantidade de precipitação, o valor registado de 269.7mm foi próximo do valor normal (1971-2000), com uma anomalia de cerca de +20.1mm, classificando-se como um outono normal a chuvoso, exceto na região Norte, onde foi normal a seco.

13.12.11

RASTOS QUÍMICOS - CHEMTRAILS





RASTOS E FORMATOS  ( Foto de J.P.L. Dezembro de 2012 obtida na Qtª do Pisão )

No mundo das conspirações, a teoria dos rastos químicos (em inglês, chemtrails) é recente.

 Os rastos de condensação deixados no ar pelos aviões – linhas brancas que se veem no céu azul – só começaram a ser vistos com desconfiança a partir de 1996, depois de vir a público um relatório de altos responsáveis da Força Aérea dos Estados Unidos.

 No documento defendia-se que aquela instituição devia apostar no desenvolvimento de métodos de controlo da meteorologia.

 O objectivo era aplicá-los em situações de guerra, já em 2025.

11.12.11

CASCAIS E OS SEUS POENTES

FINAL DE UM DIA DE DEZEMBRO EM CASCAIS ( Foto de J.P.L. em 2011 )



Foto de J.P.L.

AS ÁRVORES E O CÉU. ( Foto de J.P.L. )

Pôr do sol (pré-Acordo Ortográfico  1990: pôr-do-sol) (também chamado de sol-pôr, anoitecer, entardecer ou ocaso) é o momento em que o Sol se oculta no horizonte na direção oeste, sendo o início da noite. Pode ser considerado como um processo inverso do nascer do Sol, que é quando o sol aparece no horizonte na direção leste, iniciando o dia. Este acontecimento verifica-se todos os dias em todas as regiões compreendidas entre o Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico.

6.12.11

QUINTA DO PISÃO.

UM ESPELHO DE ÁGUA  ( Foto de J.P.L. em Dezembro de 2011 )
 
Depois de uns dias de chuvas fui " visitar "  alguns locais   e não resisti a esta, para mim, especial paisagem localizada no coração da Quinta do Pisão.
 

  
Sempre aberto à visitação. Não é permitido o acesso a veículos motorizados, exceto ao parque de estacionamento (9h00 e 20h00)
Horta: 9h00 às 12h00 (dias úteis); 9h00 às 13h00 (sábados)
Reservas de atividades e +informação: 215811750

Dedicada à atividade agro-silvo-pastoril, a Quinta representa um património importante, tanto na organização estrutural da paisagem, compartimentação e uso racional, como na presença de ruínas de valor cultural e arquitetónico. A intervenção humana nesta área - que fica na transição entre zona urbana e a Serra de Sintra - resultou no surgimento de novos habitats e nichos ecológicos, que são hoje importantes para a preservação da natureza.
A Quinta do Pisão é caraterizada por um mosaico de vegetação extremamente rico, correspondente a uma significativa diversidade de habitats representativos da ecologia desta zona. Várias espécies de fauna merecedoras de estatuto de conservação estão presentes neste território, ora explorando nichos ecológicos particulares, ora beneficiando da estrutura polissémica dos habitats que aqui convergem.
Ao criar a Quinta do Pisão – Parque de Natureza, a Câmara Municipal de Cascais pretende salvaguardar este património natural, cultural e histórico, dinamizando a paisagem humanizada e o espaço natural. Para esse efeito, toda foi área está aberta à visitação e ali desenvolvem-se diversas atividades de Natureza.
ATIVIDADES
 Ateliê e passeios nos burros lanudos: Passeio onde as crianças montam nos burros lanudos e neles percorrem a Quinta do Pisão. Passam pelos vários mosaicos naturais da Quinta: prado, bosque, espaço agrícola, ribeira. É uma oportunidade para os mais novos conhecerem, ao vivo e a cores, a Natureza, espécies de flora e árvores típicas desta área, e animais como ovelhas e cavalos que vivem no Pisão. Para além dos passeios, os burros lanudos ajudam na gestão das pastagens biodiversas e controlo de matos da Quinta, evitando que se recorra frequentemente a outras formas de controlo do espaço (por exemplo, meios mecânicos). É, assim, uma forma de gestão natural que está em perfeita harmonia com os restantes ecossistemas. Estes animais integram a raça portuguesa Asinina de Miranda, uma espécie que está em vias de extinção, pelo que a presença dos burros lanudos na Quinta do Pisão é uma forma de contribuir para a sua conservação.

 Horta da Quinta: Os produtos são biológicos e certificados da época. Os visitantes podem ainda colher diretamente da terra. Estão também à venda ervas aromáticas, mel, marmeladas, compotas caseiras e lenha ensacada, cuja madeira é proveniente dos trabalhos de limpeza florestal que se realizam na Quinta do Pisão. Os produtos são comercializados ao quilo ou à unidade de acordo com os valores de mercado dos produtos biológicos. Veja o vídeo.
 Animais: Para além dos burros lanudos, a Quinta do Pisão tem também alguns cavalos e um núcleo de ovelhas e borregos da raça campaniça. Mas ali vive ainda toda uma fauna específica do espaço natural do Pisão. São animais em estado selvagem, na medida em que a sua vivência está em perfeita harmonia com a Natureza. Por isso, nem sempre estão à vista dos visitantes. No entanto, um passeio mais atento (e silencioso) pode permitir às pessoas avistarem águias-de-asa-redonda, coelhos-bravos, perdizes-vermelhas, peneireiros ou garças-reais. Clique aqui para ver o guia de espécies de fauna e flora do Pisão.
 Passeio Interpretativo - Este passeio pretende desafiá-lo a aventurar-se pelos caminhos do Pisão. Propomos que explore esta área menos conhecida do Parque Natural de Sintra-Cascais mas repleta de valores naturais de grande importância. As datas e inscrições estão disponíveis em aqui.
 Observação de aves: Ao longo dos vários caminhos da Quinta do Pisão encontram-se painéis interpretativos com identificação das espécies de aves mais importantes que podem ser vistas no local.
 Identificação da flora: Ao longo dos vários caminhos da Quinta do Pisão encontram-se painéis interpretativos com identificação da flora mais significativa. Periodicamente são organizados percursos guiados por especialistas para identificação de aspetos concretos de botânica, nomeadamente plantas comestíveis.

 Aluguer de bicicletas e de segways: Poderá ser feito por marcação para atividadesnatureza@cascaisambiente.pt.

 Ligação a pequenas e grandes rotas: A Quinta do Pisão é atravessada pela “Rota das Quintas” (PR1), assim como pelo caminho de Fátima.

 Passeios a pé ou de Bicicletas Todo o espaço da Quinta pode ser explorado através de trilhos existentes no local e apropriados para passeios a pé e de bicicleta. De notar que o espaço da Quinta está sempre aberto à visitação. Não é permitido o acesso a veículos motorizados, exceto ao parque de estacionamento local, aberto entre as 9h30 e as 18h00, diariamente.

 Exposição LandArt: Anualmente realiza-se na Quinta do Pisão a exposição LandArt Cascais, onde são exibidas obras de artes que, pela sua natureza, não poderiam estar confinadas numa galeria.

HISTÓRIA E PATRIMÓNIO

A Quinta do Pisão caracteriza-se por possuir um mosaico de vegetação que ora se estende por prados verdejantes, ora se fecha em copas de árvores frondosas. As diferentes paisagens foram moldadas por séculos de ocupação deste espaço. Na Quinta encontra-se, ainda hoje, a gruta de Porto Covo, onde foram identificados vestígios tanto de uma comunidade do Período Calcolítico como de enterramentos humanos que datam da Idade do Bronze. Durante a Idade Média desenvolveu-se ali o Casal de Porto Covo, existindo no local uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição e alguns equipamentos de apoio a atividades agrícolas, como estábulos, eiras, fornos e poços. Após anos de abandono, estas pequenas edificações foram alvo de recuperação pela Câmara Municipal de Cascais e estão hoje abertos à visitação. Já durante o século XIX a Quinta recebeu a produção de cal, cuja cozedura tinha um carácter sazonal, realizando-se apenas nos meses quentes e não ultrapassando as três fornadas. Era um ciclo de intenso trabalho, assegurado por pessoas que, no restante ano, dedicavam-se sobretudo à agricultura. Estes fornos também foram alvo de recente intervenção e também podem ser visitados. A partir dos anos 30 do século XX a Quinta do Pisão tornou-se numa colónia agrícola gerida pela Santa Casa da Misericórdia de Cascais, tendo sido criada uma casa de recuperação. Atualmente o espaço é gerido pela Câmara Municipal de Cascais que, além de promover a recuperação das áreas agrícolas e florestais, está a dinamizar a repovoação da fauna e a promover uma maior ligação com a população através das atividades desenvolvidas ao longo do ano.


O CICLO DA SUSTENTABILIDADE
 
A Quinta do Pisão é um exemplo de como se completa o ciclo de sustentabilidade ambiental, social e económica. Os trabalhos no espaço florestal envolvente, na horta biológica e a venda dos produtos são assegurados por um grupo de formandos que estavam em situação de desemprego e que agora integram o Programa de Promoção Agrícola e Ambiental que a autarquia desenvolve juntamente com o Instituto de Emprego e Formação Profissional. Assim, para além de contribuírem para a valorização do património natural, estas pessoas aprendem novas técnicas que irão facilitar o regresso à vida ativa. Por sua vez, a venda dos produtos agrícolas reverte a favor dos trabalhos de gestão ambiental que são desenvolvidos na Quinta do Pisão, e que permitem que os 360 hectares deste espaço natural estejam, hoje, totalmente recuperados e abertos à visitação. Todos estes processos desenvolvem-se de forma a respeitar e beneficiar os ecossistemas locais, garantindo assim preservação da fauna e flora da Quinta do Pisão.


5.12.11

EU E O MEU CÃO

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDpz0UHEMIrvhLrtemfmINkO-_h967YmvNmS1uIkblCIjpp_MPg98_rPT1rZEkRI-lDvH8oG02w71oL76SdiHSTdBmNpuVawPNPG3TJSZGiMip5cgaGeRE-nRmLofWiURKUbTVKHZf/s640/ao+meu+cao.jpg

 Neste recanto do Globo, neste recanto da Europa está um País e nesse País estou eu, a tentar ser eu mesmo, mas confesso que é difícil e já não sou jovem com aquele espírito tão próprio  de a tudo pôr cara alegre mesmo às situações mais adversas.
Se  confio nas instituições decerto sou incauto, nas pessoas é certo e sabido que ao virar as costas procedem de forma a rebaixar ou catalogar dentro dos parâmetros da indelicadeza mais primária a opinião diferente.
                                                Cada vez gosto mais dos cães .

AQUI REPOUSA O MEU CÃO. UM AMIGO QUE NUNCA ME MORDEU.   ( Foto de J.P.L. )
           

2.12.11

SERRA DE SINTRA E NUVENS

AS NUVENS DA SERRA ( Foto de J.P.L. Novembro de 2011 )


 Por vezes surge ante os nossos olhos alguns quadros da vida que contemplamos distraídos tal aparenta ser a sua banalidade.

 O que aqui vemos retrata um céu outonal sobre uma imaculada paisagem com a Serra de Sintra como fundo.

1.12.11

PARAPENTE

FINAL DE TARDE  EM PARAPENTE ( Foto de J.P.L. Novembro 2011 )
SOBREVOANDO O LITORAL DA PRAIA DA  CRISMINA ( foto de J.P.L. Ano 2011 )

AO SABOR DO VENTO NORTE  ( Foto de J.P.L. )

SOBREVOANDO AS ARRIBAS DO GUINCHO ( Foto de J.P.L. Novembro 2011 )
 
 
 
Foi engraçado de ver no fim de semana que passou, salvo erro no domingo, estes dois aventureiros sobrevoarem a pouca altura as falésias da Praia Pequena do Guincho ali mesmo junto à estrada proporcionando assim estas fotos singulares.
 Estava um fim de tarde de Sol, temperatura convidativa, vento moderado de tal forma que passando  por ali em bicicleta  parei a apreciar estes arrojados " aeronautas ".

O parapente é semelhante a um paraquedas, pois também tem uma estrutura flexível e o utilizador está suspenso.
 O voo de parapente é uma modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição, sendo considerado um desporto radical.