Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

12.7.13

BECO ESCONSO. CASCAIS


PELO  CAMINHO DO BECO ESCONSO

Quando descemos da Rua Nova da Alfarrobeira para o Largo Camões ou inversamente claro está,  interessante será percorrer este pequeno caminho.

O BECO ESCONSO ( foto de J.P.L. Em 12-2013 )

RUA NOVA DA ALFARROBEIRA ( Foto de J.P.L. em 2013 )

Porquê Beco Esconso ?

 Desde que me conheço sempre assim foi designado. Apesar de escondido tinha animação e vida própria ao contrário de hoje.

 Em Cascais não há outro igual,  com uma escadaria assim e ladeada por edifícios,  alguns com vestígios dos dois séculos antecedentes ao actual.

 Desde criança que por aqui passo às vezes e sempre me ocorre à memória algumas lembranças. 

Aqui morou um dos meus primeiros amigos dos " tempos da primária " o Henrique.

 Amigo desses tempos e, até hoje, felizmente.


BECO ESCONSO ( Foto de J.P.L.em 12 -07- 13 )

 Aqui também havia um pequeno armazenista de tabaco que abastecia alguns comerciantes da Vila.

 Recordo igualmente a existência de um estabelecimento em que se jogava aos " matraquilhos " e a outros jogos semelhantes.

 Hoje nada disto ali existe excepto as portas encerradas e o aspecto vazio e degradado. Não é uma critica é antes uma constatação que me deixa sempre uma mágoa, apenas minha, creio.