segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Mais dia, menos dia e...

Misterioso sinal de rádio tem proveniência do espaço

Mesmo que não estejam prontos para relacionar o sinal com existência de vida, os astrónomos estão a considerá-lo suficientemente interessante para manter vigilância.

© NASA
Tech Vida 11:56 - 30/08/16 POR Miguel Patinha Dias
Uma equipa internacional de investigadores descobriu um curioso sinal de rádio com origem no espaço profundo, nomeadamente a 94 anos-luz vindo da constelação Hércules. A confirmação deste sinal foi também acompanhada pela descoberta de mais planetas junto da estrela HD 164595.
PUB
“Ninguém está a dizer que [este sinal] é da autoridade de uma civilização extraterrestre… Mas é provocador o suficiente que os investigadores estão a pedir uma monitorização permanente deste alvo”, escreveu Paul Gilster no seu blogue Centauri Dreams de acordo com o Business Insider. O sinal captado desapareceu entretanto, com os investigadores a manterem-se atentos para a eventualidade de voltar a surgir.
Do pouco que se sabe até agora sobre este sinal, os investigadores estão preparados para admitir que é forte, pelo menos o suficiente para chegar à Terra de uma forma tão clara. “É um pouco mais do que o que toda a humanidade usa neste momento, mais do que toda a energia a ser usada pelas nossas centrais de energia, carros, autocarros, aviões, comboios e por aí”, notou um astrónomo sénior do Instituto SETI, Seth Shostak.