Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

9.6.14

OS PORQUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

“IPMA-Escolas: Os porquês do mar e da atmosfera” - Um projecto de cidadania

IPMA-escolas2014-06-09 (IPMA)

A Ciência está, hoje em dia, omnipresente nas nossas vidas: da exploração dos recursos naturais às consequências das alterações climáticas, há poucos aspectos do quotidiano que não dependam de novas descobertas científicas e avanços tecnológicos. A literacia científica e uma profunda compreensão do modo como os cientistas interrogam o mundo – o método científico –, mais do que um parêntesis meramente cultural, tornou-se uma crucial questão de sobrevivência para toda a Humanidade.

 Assim, consciente do papel institucional do IPMA enquanto laboratório do Estado, um grupo de investigadores arregaçou as mangas e lançou o “IPMA-Escolas: Os porquês do mar e da atmosfera”. Como o próprio nome indica, trata-se de um projecto de divulgação da Ciência para os alunos dos diferentes níveis de ensino, por enquanto focado no pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico. Contando já com a experiência no terreno de alguns dos membros do grupo, o objectivo é o de, descontraidamente, levar a Ciência até aos mais novos, através de divertidas experiências ao vivo, histórias, vídeos, apresentações e textos adequados aos diferentes níveis etários, ou simples conversas “à roda da fogueira”. As acções a desenvolver centrar-se-ão na temática do mar e da atmosfera e visam mostrar um pouco da Ciência que se faz no IPMA.

Incutir nas crianças o gosto pela procura de respostas aos “porquês” que as habitam, aguçar-lhes o espírito crítico, estimular-lhes o raciocínio dedutivo e conduzi-los à alegria da descoberta são os pilares centrais deste autêntico projecto de cidadania participativa. E, porque atento às possibilidades abertas pelas novas tecnologias de informação e comunicação, o projecto “IPMA-Escolas” marcará presença na Internet através do blogue “IPMA-Escolas” (ipmaescolas.blogspot.com/) e de uma página no Facebook.