Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

21.6.20

PORTUGAL


Isolados pela Espanha de um contacto directo com o resto da Europa, os Portugueses sempre procuraram, ao longo dos séculos terras do além mar.

Os navegadores portugueses fundaram um império mundial no século XV, estendendo a sua soberania a locais tão afastados como o Brasil ou a India.

   No século XIX o Povo Brasileiro declarou a sua independência e Portugal perdeu a sua colónia mais importante.Os principais territórios ultramarinos que conservou até ao século XX situavam-se em África: Angola, Moçambique e Guiné.

    Tempos primitivos: Os povos originários da Península Ibérica , constituida por Portugal e Espanha, foram subjugados pelos Cartagineses no século VI a.C. Por sua vez, estes foram derrotados, no ano 206 a.C, pelos Romanos, que dividiram a Península em três províncias. A mais ocidental, a Lusitânea, correspondia sensivelmente ao Portugal de hoje.

   Quando o Império Romano se desmoronou, no século V d. C. a Península foi invadida pelos Visigodos e outros bárbaros do Norte. Três séculos depois o domínio dos Visigodos ruiu, quando a região caiu em poder dos chefes mouros do Império Islâmico do Norte de África.

    Independência: 1143.

 No século XII Afonso VI de Castela e outros monarcas castelhanos, com o auxilio de cruzados, empreenderam a reconquista cristã, rechaçando os Mouros para o Sul. Um dos cruzados, Henrique de Borgonha, prestou serviços tão valiosos a Afonso que, em 1095, foi recompensado com a mão da filha ilegítima do Rei, Teresa, e o Condado de Portugal. ( O terço do actual estado português).
   Seguiram-se, porém, anos de conflito entre Henrique e o Rei.

Finalmente, o filho de Henrique, D. Afonso Henriques, libertou-se do jugo de Castela e, em 1143, era por Esta reconhecido como Rei de um Portugal independente. D. Afonso Henriques, guerreiro notável cujo cognome foi o Conquistador, estendeu os seus domínios para o Sul, até ao rio Tejo, e fez de Lisboa a sua capital.

   A principal tarefa dos primeiros reis de Portugal foi defender as fronteiras setentrionais contra os seus vizinhos cristãos e, ao mesmo tempo, estender as fronteiras meriodionais, penetrando em território. D. Sancho II iniciou a conquista do Algarve, concluida por seu irmão, D. Afonso III ( 1248-1279 ), que estabeleceu as fronteiras de Portugal como elas são hoje. ( 1 )


1- Para a elaboração deste texto recorri à ajuda de " História de Homem "
   Selecções do Reader,s Digest ( Portugal ) ano de 1975. 



 Mapa

    
                                                                     

Portugal

 

Portugal
Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um país soberano unitário localizado no sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte.
 O território português tem uma área total de 92 090 km², sendo delimitado a norte e leste por Espanha e a sul e oeste pelo oceano Atlântico, compreendendo uma parte continental e duas regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Portugal é a nação mais a ocidente do continente europeu.