Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

24.3.14

DEUSES QUE SIMBOLIZAVAM IDEAIS


Uma tarde à beira do rio.
 Vou então falar um pouco mais acerca desta temática abordando, agora, deuses que simbolizavam ideais.
                                                                                 II
MINERVA --Simboliza o génio das artes e ciências, e também a sabedoria divina; representam-na sob a figura de uma mulher de elevada estatura,armada de lança, capacete e couraça com o escudo chamado EGIDE, que tinha por insígnia a cabeça de MEDUSA, uma das GORGONES, cujos cabelos eram cobras enlaçadas umas com as outras; e com um mocho aos pés ( que é o emblema das lucubrações dos sábios ). Como deusa da guerra tem o nome de PALLAS.

SATURNO -- Simboliza o tempo, representam-no sob a figura de um velho alado, com uma foice, ou gadanha numa das mãos, e na outra uma ampulheta; outras vezes com uma cobra enroscada formando um círculo com a cauda na boca, emblema da eternidade.


MARTE --Simboliza o valor bélico, representam-no sob a figura de um guerreiro armado, na atitude de investir, pelo que é também chamado MARTE GRADIVO; tendo aos pés um galo, ave que lhe é consagrada, como emblema da vigilância que se requer no mister das armas.

BELLONA -- Outra divindade guerreira, irmã, mulher ou ama de MARTE, representam-na com os cabelos desgrenhados , o olhar turvo, e um facho na mão.

VENUS -- Simboliza a formosura, o amor e os prazeres que ela gera, representam-na num coche puxado por duas pombas; outras vezes acompanhada por seu filho CUPIDO, ( génio dos prazeres ) que  é  um menino com os olhos vendados, asas de borboleta, e armado de arco e aljava.

PLUTÃO -- Deus do inferno, simboliza o juízo que pesa sobre as almas dos mortos, pelas suas boas ou más obras na vida; e também simbolisa as riquezas encerradas no centro da Terra, representam-no com uma coroa de ébano, tendo um forcado por ceptro, e ao lado o CERBERO ou TRIFAUCIS,  cão de três cabeças, que guardava a porta do inferno.

LIBERDADE -- Representavam-na sob a figura de uma dama, tendo nas mãos um dardo, e na outra um barrete, simbolo da liberdade, porque os senhores o davam aos escravos que libertavam.

VITÓRIA -- Representa-se por uma virgem alada, levando nas mãos uma coroa e uma palma.

THEMIS ou ASTREA -- Deusa da justiça, representa-se sob a figura de uma virgem, com os olhos vendados, tendo numa das mãos uma balança, e na outra uma espada.

FORTUNA-- Representa-se ordináriamente sob a figura de uma virgem alada, sentada sobre um globo, e apoiada sobre o leme de um navio. *
  *
Aqui cumpre-me abrir um parentesis para lembrar que os  Romanos  levantaram muitos templos a esta divindade, e lhe renderam culto debaixo de diferentes nomes tais como ;  ANTIATINA, AUREA, BARBATA, BONA,MALA, MULIEBRIS e um vasto etc...
Também se rendeu culto à FELICIDADE, CONCÓRDIA, PAZ e muitas mais deusas e deuses.