Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

6.3.14

DEUSES E DIVINDADES ( V I I )





 Heróis deificados e Semideuses - eram as divindades de terceira ordem; como Hércules, Polux , Esculapio                                                       etc.:
 
  Aqui se compreendem os deuses Indigetes  ( inde, isto é , e terra geniti ) como Quirino ( Romulo deificado ) e alguns imperadores, que a superstição, lisonja e subserviência dos romanos no tempo do império colocaram no numero dos deuses.

Virtudes , vicíos , misérias da vida , e outros objectos ideais, que a idolatria consagrou por necessidade, terror, ou como meros simbolos, formavam as divindades de quarta ordem.

Deuses Celestiais ( superi ) e Infernais ( Inferi ) - Havia diferença no culto a estas divindades. Aos primeiros erigiam-se três altares, oferecia-se incenso e vinho, dirigindo-lhes três vezes a palavra , e as vitimas eram brancas e em número impar ; Aos segundos erigiam-se dois altares, oferecia-se leite , invocando-se duas vezes ; e as vítimas eram negras , e em número par.

Comuns - eram  Marte , Belona  e Vitória ; assim chamados , porque na guerra podiam favorecer ambas as partes beligerantes.

  Averruneos - Eram divindades malfazejas, a que se rendia culto só para afaster os males que podiam fazer. A principal era o deus Averruneo, a que se devem juntar o Medo , Palidez , Febre , Tempestade , Calúnia,  Pobreza , Inveja , etc...

Geniais - Eram todas as divindades que representavam a natureza ; como a  Terra , Ar , Água ,Fogo , princípios elementares, os doze signos ou constelações zodiacais, o Sol, a Lua e outros.

Litoraiseram  Glauco , Panope , Melicerta , etc... a quem se faziam votos e sacrifícios para se obter próspera navegação.

 Marinoseram  Neptuno , Nereo , Oceano , etc. Eram representados sob a figura  de velhos com cabelos brancos , em alusão  à  espuma do mar ; e alguns terminando em peixes como os  Tritões.

 Viaes  - presidiam aos caminhos, e eram particularmente ivocados por aqueles que tinham de fazer viagens. Eram  Apolo , Minerva , Mercúrio , Baco , e Hércules ; cujos bustos os romanos punham ordináriamente sobre colunas ao longo das grandes estradas .



https://sites.google.com/site/msbakkesreadingroom/_/rsrc/1490736378924/greek-roman-mythology-scavenger-hunt/greek-gods-vector.jpg

VII  - CULTO A DIVINDADES

  Eram estas divindades a , a Esperança, a Pudicicia ou Pudor ( de que havia em Roma duas divindades, uma a Pudicicia das patricias, e a outra a Pudicicia das plebeias ) a Amizade, e Pallor ( Palidez ), o Pavor, etc.

  As referidas divindades, e todas as demais que por brevidade se omitem, formavam diferentes classes, segundo o capricho dos que as fantasiaram, ou o grau de culto que mereceram aos seus adoradores; e são os seguintes:


  CONSENTES

( quase consentientes ) - Formavam o conselho de Jupiter, eram os celestes e grandes deuses 
 ( Dii majores, ou majorum gentium ) como Jupiter, Marte, Mercúrio, Neptuno, Vulcano, Apolo, Juno, Vesta, Minerva, Ceres, Diana e Vénus.

  SELECTOS - 

 Estes eram algumas vezes contados no numero dos grandes deuses, e associados aos  consentes; como Jano, Saturno, Genio, Plutão, Bacho, e Rhea ou Cibele.


 CONSCRITOS -

 Eram os deuses de segunda ordem ( dii minores ou minorum gentium ) como Pan, Pomôna, Flora, Pallas, e outras divindades campestres.