Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

22.2.14

DOS MINISTROS QUE SERVIAM NOS SACRÍFICIOS ( VI )

Inscrições Latinas.  Imagem: Wikipedia

 

                      Dos Ministros que serviam nos sacrificios


Camillos, e Camillas  -  Rapazes e raparigas, que nos sacrificios administravam aos sacerdotes todos os utensílios necessários.

 2º Edituos, e Edituas ( de aedes, templo ) - guardas dos templos, encarregados do aceio deles, e depositários de todos os objectos sagrados.


 3º Tibicines, e Tubicines  - Tocadores de flauta, e de trombeta, que assistiam a todos os sacrifícios, funerais e jogos; por isso eram tambem chamados Ludii.

4º  Popas e Victimarios - ministros que coroados de louro, e meio nús, conduziam as vitimas para os altares, preparavam os cutelos, água e mais objectos para o sacrifício, e imolavam e feriam os animais sacrificados.

5º  Preficas - ( Carpideiras ) mulheres a quem se pagava para chorarem nos funerais.

6 ª Designadores - Mestres de cerimónias que nos funerais regulavam a ordem do prestito, e o vestuário de que cada um devia servir-se.

7º  Pregoeiros ou Arautos - ( Kalatores ) eram os ministros que apregoavam ao povo os dias festivos para a suspensão do trabalho.

8º  Flaminios, e Flaminias  - Mancebos  e raparigas que serviam o Flamen de Jupiter e sua mulher; deviam ter pais vivos.

9º  Modeladores  ( Fictores ) os que faziam e sacrificavam vitímas de massa e cera para se julgar que os sacrifícios na aparencia eram verdadeiros.