Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

20.10.13

TERENA ( O PASSADO NO PRESENTE )


ARREDORES DA ALDEIA DE  TERENA -

Percorrendo alguns recantos do chamado Alentejo profundo, deparei-me com estas duas placas de trânsito e, à semelhança do que tenho feito aqui, pela minha região de Cascais, detive-me a contemplá-las  e fotografá-las antes que desapareçam deixando-nos uma certa tristeza.

SINALÉTICA ESQUECIDA NO TEMPO ( Foto de J.P.L. Ano 2013 )
ESTRADAS RURAIS (Foto de J.P.L. Ano 2013 )
 
 Esta como muitas outras foram ali colocadas com uma finalidade evidente.

O SOL ABRASADOR DO ALENTEJO CONSUMIU AS IMAGENS  ( foto de J.P.L. Ano 2013 )

 Hoje em dia poucos veículos de tracção animal circulam pelas nossas estradas mas, nem por isso, deixa de ter a sua beleza esta, em minha opinião, belíssima imagem dos tempos idos. 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/78/Alentejo_e_Ribatejo.jpg



Concelho extinto de Terena
Fundação do concelho 1262
Extinção do concelho 1836
Freguesias do concelho Matriz de Terena
Capelins
Santiago Maior
Antigos Concelhos de Portugal Flag of Portugal.svg
Portugal Portugal Terena (São Pedro)
  Freguesia  
Panorâmica do centro histórico da vila de Terena, vendo-se, ao fundo, o Castelo
Panorâmica do centro histórico da vila de Terena, vendo-se, ao fundo, o Castelo
Símbolos
Brasão de armas de Terena (São Pedro)
Brasão de armas
Gentílico Terenense
Localização

Localização no concelho de Alandroal
Localização no concelho de Alandroal
Terena (São Pedro) está localizado em: Portugal Continental
Terena (São Pedro)
Localização de Terena (São Pedro) em Portugal
Coordenadas 38° 37' 15" N 7° 24' 41" O
Região Alentejo
Sub-região Alentejo Central
Província Alto Alentejo
Concelho ADL.png Alandroal
História
Fundação 1262
Administração
Tipo Junta de freguesia
Presidente Miguel da Conceição Pereira Gomes (DITA)
Características geográficas
Área total 82,97 km²
População total (2011) 767 hab.
Densidade 9,2 hab./km²
Código postal 7250-065
Outras informações
Orago São Pedro