Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

15.3.13

PORTUGAL MEDIEVAL

 " Um vasto matagal entresachado ", assim definiu o historiador Costa Lobo o Portugal do século XV. Outro tanto se poderia afirmar para as épocas anteriores. Florestas e brenhas cobriam grande parte do País, convertendo-se em óptimo refúgio de feras e de animais bravios.

 Aqui e além vislumbrava-se um montículo de casas, centro periférico de alguns campos arroteados que lhe sustentavam a população.

É verdade que o Minho, a Estremadura ou certas zonas litorais nortenhas escapavam um pouco a esse panorama desolador. Aí existia dispersão de povoamento, aldeias ainda mais pequenas mas casais espalhados pelos vales, pelas faldas das montanhas e pelas raras planícies.

   A população era escassa; um milhão de habitantes ou pouco mais, distribuindo-se irregularmente de norte a sul, atingindo máximos e mínimos de densidade onde ainda hoje os atinge, não excedendo na média os onze habitantes por quilómetro quadrado. Houve, é certo, subidas e descidas ao longo dos três séculos do Portugal medieval. 

O milhão de base pode ter sido suplantado entre os meados do século XIII e os meados do século XIV, quando a paz e a prosperidade do reino se sucederam aos tempos árduos da Reconquista; mas baixou também desde a Peste Negra de 1348, ou mesmo antes, para só recompor uma centúria mais tarde. (... ) Neste Portugal vivia um milhão de pessoas hierarquizadas em classes, subclasses, grupos e subgrupos. Havia a nobreza, o clero e o povo. (...)


Toda esta gente vivia de maneira diversa da nossa. 

Alimentava-se, vestia-se, divertia-se segundo outros padrões.

 Habitava em casas diferentes.

 Tinha outro nível de vida e outra forma de passar o tempo.

Nem sequer o concebia, de resto  como nós hoje. 

O tempo era mais impreciso, menos necessário numa contagem rigorosa, menos nítido nos seus contornos e na sua utilidade.

 O tempo era o sol e era a treva.

 Não havia relógios mecânicos. As divisões básicas do dia e da noite correspondiam apenas a cerca de um terço das que hoje existem.

(...) Os anos de 1422 a 1460 foram vividos e contados duas vezes; a primeira quando ainda vigorava a era de César; a segunda, quando passou a vigorar a era de Cristo.

Gostariamos de saber como esta gente se comportava perante uma alegria ou uma tristeza; qual a expressão normal dos sentimentos; quais as possíveis diferenças sociais e económicas que os condicionavam.

    Vida e morte, tratamento de uma e prevenção da outra, atitude frente ao sobrenatural, interesse pelo próximo, individualismo e colectivismo, código moral, tudo são aspectos do quotidiano em regra omitidos pelos historiadores das estruturas e dos acontecimentos. ( ...) 1


1- Do livro " A Sociedade Medieval Portuguesa 
 Autor. A.H.de Oliveira Marques
Livraria. Sá Da Costa. Editora. 2ª Edição. 1971
Imagem de; medievalist