A propósito do horário de Verão e por isso mesmo evoco aqui os anos sessenta. Era assim aqui em Cascais.
Como curiosidade ainda não existia o Hotel Estoril - Sol. Quantas e boas recordações esta fotografia me traz à memória. Esta era a " nossa " praia, a que nós mais gostava-mos, naqueles bons tempos.
Como não evocar o Palm- Beach? Boite famosa na altura ( hoje dir-se-ia discoteca.Discoteca era então o local onde se ia comprar discos) ...adiante. Esta, como muitas outras boites de Cascais era um local de grande animação.
Note-se o pormenor de se fazer gala ao " único local da linha de Cascais completamente abrigado do vento . Frequência distinta. Serviço magnífico. "
Conheci e privei com alguns amigos e amigas em noites animadas nesta casa dirigida então por um grande Amigo o Sr: José Fernandes. Ele que muito gostava de atirar aos pratos no desaparecido ( tal como o Palm- Beach ) Stand do Estoril. Ainda falarei deste assunto um outro dia !
À memória sucedem-se vertiginosamente mais e mais imagens que me ocorre compartilhar. Na foto seguinte vemos o desaparecido Cinema Alvalade em lisboa. Como os meus padrinhos moravam no Bairro de Alvalade eu todos os anos ia passar lá uma semana. Era uma mudança que me conduzia à Capital e recordo-me de várias coisas vividas nessas semanas.Entre elas guardo a saudade deste cinema.
Pela rua à esquerda lembro-me de todas as manhãs ir ao mercado às compras. Era algo singular ver o movimento e a azáfama no local, para quem, como eu vinha " da montanha ".
E por fim uma foto de um dos locais de Cascais ou para ser mais exacto do Monte Estoril onde começavam a ocorrer alguns acidentes graves. Ainda hoje é um local perigoso mas naqueles tempos quando se falava em perigosidade rodoviária, na estrada marginal, era este local uma referência.
Milhares de vezes ali passei e passo sempre com muita cautela. A foto acima indicia o que acabo de referir pois o veículo parece-me ser dos anos 50.
A fotografia foi obtida do " Centro de documentação do A.C.P. "
Muito mais haverá para lembrar bom e mau, porém, e de momento, deixo estas " velhas " memórias de um tempo já passado e sem retorno.
E naquele tempo também não se falava em mudanças ou danças das horas.
Assim convém logo não esquecer de adiantar os relógios 60 minutos. Dia 31 de Março sendo 1 da manhã adianta-se uma hora. O horário de Verão.
Como curiosidade ainda não existia o Hotel Estoril - Sol. Quantas e boas recordações esta fotografia me traz à memória. Esta era a " nossa " praia, a que nós mais gostava-mos, naqueles bons tempos.
Como não evocar o Palm- Beach? Boite famosa na altura ( hoje dir-se-ia discoteca.Discoteca era então o local onde se ia comprar discos) ...adiante. Esta, como muitas outras boites de Cascais era um local de grande animação.
Note-se o pormenor de se fazer gala ao " único local da linha de Cascais completamente abrigado do vento . Frequência distinta. Serviço magnífico. "
Conheci e privei com alguns amigos e amigas em noites animadas nesta casa dirigida então por um grande Amigo o Sr: José Fernandes. Ele que muito gostava de atirar aos pratos no desaparecido ( tal como o Palm- Beach ) Stand do Estoril. Ainda falarei deste assunto um outro dia !
À memória sucedem-se vertiginosamente mais e mais imagens que me ocorre compartilhar. Na foto seguinte vemos o desaparecido Cinema Alvalade em lisboa. Como os meus padrinhos moravam no Bairro de Alvalade eu todos os anos ia passar lá uma semana. Era uma mudança que me conduzia à Capital e recordo-me de várias coisas vividas nessas semanas.Entre elas guardo a saudade deste cinema.
![]() |
| Cinema Alvalade. Bairro de Alvalade, Lisboa, anos sessenta. Hoje edifício de escritórios, se não estou em erro. |
Pela rua à esquerda lembro-me de todas as manhãs ir ao mercado às compras. Era algo singular ver o movimento e a azáfama no local, para quem, como eu vinha " da montanha ".
E por fim uma foto de um dos locais de Cascais ou para ser mais exacto do Monte Estoril onde começavam a ocorrer alguns acidentes graves. Ainda hoje é um local perigoso mas naqueles tempos quando se falava em perigosidade rodoviária, na estrada marginal, era este local uma referência.
Milhares de vezes ali passei e passo sempre com muita cautela. A foto acima indicia o que acabo de referir pois o veículo parece-me ser dos anos 50.
A fotografia foi obtida do " Centro de documentação do A.C.P. "
Muito mais haverá para lembrar bom e mau, porém, e de momento, deixo estas " velhas " memórias de um tempo já passado e sem retorno.
E naquele tempo também não se falava em mudanças ou danças das horas.
Assim convém logo não esquecer de adiantar os relógios 60 minutos. Dia 31 de Março sendo 1 da manhã adianta-se uma hora. O horário de Verão.




