Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

2.6.11

DIA DA ESPIGA


 .É o dia da espiga.
 Agora pergunto-me. Onde encontrar a dita ?
 Aqui na região não me ocorre um local onde as haja. 




ONDE ENCONTRAR ESPIGAS ? ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )
Malmequeres, diz-se que para chamar o ouro e a prata.
 O malmequer ainda arranjava.
 Papoilas, para viver a vida e o amor. 
Acho que sei onde vi umas papoilas.
Um ramo de oliveira para ter paz e,  porque não, o azeite.
Ramos de videira, para ter sempre vinho sobre a mesa e alegria nos dias.
Em ambos os casos resolvia a questão. 
Por fim teria de encontrar alecrim, para ter saúde fisica e mental.



 
O " dia da espiga " ou "Quinta-feira da espiga" é uma celebração portuguesa que ocorre no dia da quinta-feira da ascensão com um passeio, em que se colhem espigas de vários cereais, flores campestres (papoilas e pampilhos) e raminhos de oliveira para formar um ramo, a que se chama de espiga.