Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

7.6.11

SER HUMANO





TROÇO DA AUTO-ESTRADA ENTRE LISBOA E SETÚBAL  ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )
 Ignoramos ou fingimos ignorar que o nosso destino não está assegurado dando-nos ares de supremacia sobre  sobre todos os demais elementos desse infinito Universo.

Deveríamos interrogar não sobre fé ou ausência dela mas acerca do nosso " papel " neste Planeta e a relação deste com o Cosmos.

   Parece que o empenho da humanidade é só um, arrasar e destruí-lo.
 Desflorestamos a Amazónia, esgotamos os recursos marinhos, queimamos carvão fóssil,  desbaratamos energia e um sem fim de " mos;  - mos; - mos;"
   Se não for por via da nossa espécie, evidentemente que a Terra conhecerá o seu fim, naturalmente, pois, na melhor das hipóteses, ainda que nenhuma catástrofe cósmica faça o Planeta desaparecer, o Sol não é eterno.
 E, sem Sol,a vida na Terra será impossível.
   Teremos a visão, a determinação e a inteligência para compreender isso a tempo de se fazer alguma coisa ?

A NATUREZA ( Foto de J.P.L. Junho de 2011 )
                           



Quase todos nós, seres humanos, aparentamos uma dificuldade em ter consciência cósmica.
Não me refiro a sentimentos religiosos ou místicos, sempre provincianos comparados com a verdadeira dimensão das coisas.





LUZES NA ESCURIDÃO  ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )



      Afinal, só na nossa Galáxia há o mesmo número de estrelas ( sem contar, pois, com os planetas que as orbitam ) que o número de segundos que há em três mil anos.
 E isso só a nossa Galáxia  - uma entre cem biliões de galáxias -.
Somos filhos do Cosmos e o nosso futuro depende do grau com que conseguirmos compreendê-lo.
   É difícil para os seres humanos terem esta consciência, tal como é difícil para uma formiga que pisamos distraidamente conceber que o seu destino não é independente dos passos aleatórios dos gigantes de carne e osso.
                              
  

Humano

Humano
 
Humano, termo que deriva do latim "homem sábio", ser humano, ser pessoa, gente ou homem, é a única espécie animal de primata bípede do género Homo ainda viva.
 A espécie surgiu há cerca de 350 mil anos na região leste da África e adquiriu o comportamento moderno há cerca de 50 mil anos. 
Entretanto, evidências arqueológicas publicadas em 2017 sugerem que a humanidade pode ter se espalhado por todo o continente africano ainda antes, cerca de 300 mil anos atrás.