Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

28.5.11

PENINHA. SANTUÁRIO E BELO PARQUE NA SERRA DE SINTRA

 Fui até à Peninha. Pelo meio da serra fui observando e registando a paisagem...

O CAMINHO DAS DUAS FONTES ( Foto de J.P.L. em Maio de 2011 )

 CAMINHO DOS CEDROS ( Foto de J.P.L. )
                                                            
      Ao redor dos caminhos  reparei na infinidade de flores e de centos de borboletas ao seu redor.

 Mais à frente fui até a uma velha fonte.

 Que bem me soube nela beber!

                                                                             
FONTE DA PENINHA ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )
MONUMENTO CENTENÁRIO ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )
         Continuei o meu caminho até ao Santuário da Peninha que avisto lá no alto.



CAMINHO DOS BURROS ( Foto de J.P.L. Maio de 2011 )
PENINHA E O SANTUÁRIO ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )

O QUE AINDA RESTA DE UMA ERMIDA ( Foto de J.P.l. Ano 2011 )

 O SANTUÁRIO OBSERVADO PELA VERTENTE SUL DA SERRA. ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )
                                                                  ...e por fim a Peninha.

O Santuário da Peninha faz parte de um vasto conjunto arquitectónico formado pela antiga ermida de São Saturnino ,fundada por D. Pêro Pais na época da criação do Reino de Portugal e pelo palacete romântico de estilo revivalista, que relembra uma fortificação, tendo sido construido em 1918.

Recente pois,e ao que julgo saber por um capitalista de seu nome ou alcunha o Monteiro dos Milhões. Prosseguindo com a ermida de aparência tão reduzida a de São Saturnino escondida em plena serra de Sintra representa ( ou representava ) uma importante igreja de peregrinação, envolta numa atmosfera religiosa de contornos considerados " mágicos " uma vez que se admite, no conceito religioso da época, o Cristianismo, ter a mãe de Cristo por aqui aparecido a uma pastorinha.

 Será mais um tema interessante a descrever pois é, em minha opinião, uma lenda curiosa sob muitos aspectos.

   A capela que hoje se pode encontrar, terá sido construida no século XVII, por frei Pedro da Conceição, contudo, a sua decoração terá sido levada a cabo até 1711, data que consta no painel de azulejos do tímpano sobre a porta de entrada.

 Claro que cabe registar que todo o interior deste monumento está vedado  ao publico.


Mapa

Capela de Nossa Senhora da Penha

Capela de Nossa Senhora da Penha
Mapa
 
A Capela de Nossa Senhora da Penha ou Santuário da Peninha, é um edifício situado numa elevação da Serra de Sintra, na freguesia de Colares, no concelho de Sintra, em Portugal. Foi edificada  no fim do século XVII, por Frei Pedro da Conceição. Possui um interior em estilo barroco, com azulejos do séc XVIII retratando cenas da vida da Virgem Maria.