Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

29.4.11

ALMOÇAGEME



ALMOÇAGEME ( Foto de J.P.L. em Abril de 2011 )
 .Mapa


Almoçageme

Vila
Almoçageme
 
 
 
Almoçageme é uma aldeia do distrito de Lisboa, concelho de Sintra, freguesia de Colares, situada na encosta noroeste da Serra de Sintra.
 O topónimo Almoçageme é de origem árabe. Uma possível raiz é "al-Masjid" ou "al-Mesijide", que significa "a mesquita", embora não existam referências a alguma mesquita antiga no local.
 
 As festividades em honra de Nossa Senhora da Graça realizam-se na aldeia em outubro. Há ruínas de uma “villa” romana, datada do século II a.C.. 
Foram escavadas em 1905 para a construção da Estrada do Rodizio, que liga Almoçageme à Praia Grande.
 Achados arqueológicos das escavações da villa romana de Santo André de Almoçageme estão no museu arqueológico de São Miguel de Odrinhas.
 Almoçageme tem no seu território a praia da Adraga.