Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

22.9.20

A PERDIZ BRANCA DO LUGAR DA TORRE






    Foi no mês de Julho de 1900. O vento, vindo do Norte, esse vento agreste e impertinente que açoita a vila de Cascais, sem dó dos varaneadores, havia acalmado. ( ... ) o mar, espelhado como as donzelas nos Alcáceres mouriscos da velha Andaluzía, despertou-me o desejo de ir timonar o meu pic-nic nas águas transparentes da famosa baía. ( ... )
   Aproei em direcção ao Monte Estoril e dalí, guinando mais ao mar, tomei o rumo do Yacht Real que, vindo das investigações oceanográficas, fundeara na baía, trazendo a seu bôrdo, El-Rei. ( ...)
 
   El-Rei, contou, então, os resultados das suas investigações oceanográficas e, de assunto em assunto, acabou por falar de caçadas, especialmente sobre uma batida aos javalis, em Espanha.
 
   Depois rimo-nos com gosto,recordando as peripécias sucedidas no ano anterior, ali em Cascais, a vários caçadores, amadores e profissionais, que andaram, quasi doidos, em perseguição da perdiz branca, a avis rara que apareceu nos campos do lugar da Torre, ao Norte do farol da Guia.
 Houve tal que bivacou nas leiras do povoado. ( 1 )

 ( 1 ) Trindade Baptista
        " Feixe de Saudades " Preito à memória de El-Rei D. Carlos.
       Lisboa ano de 1933.



Este interessante relato na primeira pessoa levou-me a algumas interrogações infelizmente não esclarecidas pelo autor. 
Uma delas, a mais pertinente, será a de saber o que teria sucedido a tão estranha perdiz, ave, para quem não sabe, de uma plumagem exuberante como se pode observar na minha aguarela.
 
 Outras questões seriam de teor meteorológico e pouco mais.

Achei curiosa a palavra " bivacou "e fui tentar traduzi-la para o que recorri ao dicionário. Fiquei a saber que " bivacar " é o mesmo que acampar.