Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

27.4.11

CASCAIS E A SUA VEGETAÇÃO

VEGETAÇÃO NATURAL DO CONCELHO DE  CASCAIS ( Foto de J.P.L. Abril de 2011 )

Grande parte da vegetação natural do concelho de Cascais, sobretudo na zona oriental, é actualmente constituída por comunidades vegetais em estado mais ou menos degradado, designadas carrascais,dominadas pelo carrasco, árvore reduzida aqui à forma arbustiva, de folhas persistentes ovado-oblongas, dentado-espinhosas.
 Pode considerar-se, quase como certo, que estes carrascais representam associações secundárias que substituíram a mata climácica, sendo difícil avaliar presentemente a constituição florestal original e os limites das suas diversas modalidades *




Vegetação natural do concelho de Cascais.

Autor: João de Carvalho e Vasconcellos. 
Editor: Câmara Municipal de Cascais. Ano: 1964. Nº de páginas: 67.