Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

29.3.11

D. AMÉLIA. A CAÇA NA MARINHA




  (...) Ao poente da Vila de Cascais,um pouco além do farol da Guia, existe uma planicie ladeada, do lado norte pelo frondoso pinhal da Marinha e do sul pelas ribas do vasto Oceano.
   Essa planicie alonga-se desde Oitavos á praia do Guincho, e é nessa orla sul que hoje se estende a estrada marginal que vai do farol da Guia ao Guincho.
  Era em frente do antiquado forte do Guincho, mais além do Cabo Razo, que as ladinas raposas aguardavam a chegada da Familia Real e do seu vistoso cortejo, para depois serem soltas e corridas em batida Real.
 O dia era calmo, de uma suavidade outonal, e o sol derramava sobre a terra a sua luz afogueada, consolante e vivificadora.
 Uma ou outra nuvem branca funambulava no espaço azul num voltejo airoso de danças serpentinas.
( ... ) A cavalgada com a Rainha á frente, foi colocar-se na planura, além do Cabo Razo, onde acampavam as raposas, matilhas e matilheiros.
  El- Rei, escolheu, como ponto estratégico, o montículo denominado Outeiro dos Ovos, ao norte de Oitavos.
 ( ... ) Ás tres horas exactas, a Rainha á frente do seu esquadrão de gentis cavaleiros, aguardava, sorridente, a solta da primeira raposa.
  O D. Manuel de Menezes, dirigente das batidas, rogando vénia a Sua Magestade, ordenou ao matilheiro que soltasse a primeira raposa.
  ( ... )Esta batida de dois kilómetros, foi para mim, habituado a diversões semelhantes, a mais interessante, em todos os aspectos, a que assisti em minha vida.
  Se ao tempo, estivesse em vóga a filmagem  animatográfica, os empresários teriam tido o ensejo de filmar a mais elegante e vistosa fita que seria dado vêr em assuntos de caça.
  Apanhado o zorro, as trompas de caça soltaram aos quatro ventos as notas alegres e cadenciadas da singular marcha de Diana.
 ( ... )D. Manuel de Menezes ( ... ),mandou soltar a segunda raposa. ( ... ) 
       Desatrelaram-se os galgos, e estes, ainda quentes da primeira batida,seguiram com vigorosa impetuosidade as peugadas dos podengos.
 ( ... ) As trompas, tocando novamente a marcha da deusa da caça, a formosa Diana, anunciaram, com os seus acordes, o final da primeira batida Real, realisada em campo livre, em terras de Portugal.
 ( ... ) Findas as saudações, Sua Magestade A Rainha encaminhou-se para o bufête que mandára armar no eirado que se vê entre Oitavos e o Outeiro dos Ovos.

 (... ) A esse tempo,estava em Lisboa,como adido militar, um ilustre coronel inglês, pessoa que eu só vi, no dia da montaria, a conversar, muito á vontade, com o Marquês de Soveral, próximos d,El-Rei.
   Esse coronel, que era homem dedicado ao desporto e ás letras, escreveu, alguns dias depois, numa ilustração inglesa, um admirável artigo sobre a Real batida ás raposas na margem do Cabo Razo, como já havia escrito outros sobre regatas e tiro aos pombos.
(... ) Elogiava o garboso conjunto de cavaleiros e descrevia, num espasmo arrebatador, as belezas da paisagem que ladeava o campo da batida.
 Por vezes, dizia o coronel, tive a nitida impressão de que os cavaleiros galopavam, ora no espesso bosque do pinhal, ora sobre o manto azul do imenso Oceano, como Neptuno-Hipio.
 Endereçava as mais elogiosas referências a D. Manuel de Menezes, e gabava a minha apagada pessoa como atirador afamado e timoneiro vitorioso.
 O ilustre coronel, soube-o depois, era um gentleman muito afeiçoado a todo o género de exercicios desportivos. Não lhe escapava um torneio de lawn-tennis, uma justa de tiro aos pombos, ou uma regata, assim como não lhe escapou a caçada Real.
   Era um grande admirador de Portugal, do seu solo, do seu clima, da maciez do seu mar, da sua vegetação superabundante, e, finalmente, do céu azul que nos cobre. Mantinha pelos portugueses um afecto fraternal. Assim me afirmou, mais tarde, o Marquês de Soveral.
 Em 1907, na ultima visita da Rainha Dona Amélia, a Paris, Lhe foi oferecida pela Duquesa d,Uzés, uma batida aos veados em Celles les Bordes.
   Essa brilhante montaria não teve o privilégio de apagar no espirito da Rainha a recordação da batida ás raposas na campina de Oitavos, acompanhada de Seu esposo, de Seus Filhos e Cunhado; De Seus áulicos e damas da Corte; de personagens afeiçoadas e até de humildes pessoas a quem a Rainha auxiliava e amparava.
   Quantas vezes, quantas, em momentos meditativos, terá a Rainha recordado aquele dia sem precedentes no nosso desporto; aquele Unico dia que, em Portugal, deu expansão ao Seu espirito juvenil, esquecendo, quiçá, por algumas horas, os seus preconceitos de Rainha, no gôso descuidado de uma diversão que tanto A surpreendeu e enlevou.
   Sim! Quantas vezes terá a Rainha, em visão fagueira, visto passar ante Seus olhos saudosos, aquele quadro vivífico da sua ridente mocidade, quadro sem igual, de uma aprazivel tarde de Outono na pitoresca margem do Cabo Razo.
   Há pedaços na vida, bons e maus, que nunca esquecem. 
   Este pedaço Bom, na vida da Rainha, não poderá jamais ser olvidado por tão lembrada Senhora.
  Praza a Deus que a Rainha se Digne pousar os Seus Augustos olhares nas Recordações  históricas que este feixe de --Saudades -- encerra.

in - Trindade Baptista.
Lisboa, ano de 1933.


Decorreu esta 1ª batida Real em Portugal em terreno livre. Decorria o ano de 1900.
Achei interessante evocá-la pelo interesse que me parece ter para a história cinegética do Concelho de Cascais como até de Portugal.
   Mantive o grafia da época em alguns parágrafos. Ex: Razo. Hoje escrevemos Raso.
   Naturalmente o (...) significa que muito mais está narrado pelo autor no seu livro, não que eu o achasse menos interessante transcrevê-lo  pelo contrário, porém tornaria muito extenso, o já de si extenso, « retalho » que transcrevi.
Muito interessante sabermos que aquela zona era, em meados do século passado, um terreno de Campina.
 

" Realizou-se esta batida na tarde de dezassete de Outubro de 1900 na " grande planicie que se estende á beira do Oceano, desde Oitavos á praia do Guincho. É uma linda e pitoresca campina..."