Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

17.2.11

AMIZADE



 Em Roma, a Amizade era representada por uma jovem,coroada de mirtos e flores de romanzeira com o busto meio desnudado. Na sua mão direita ostentava dois corações presos por correntes, ao passo que, com a mão esquerda, mostrava o peito até ao coração, no qual se lia a seguinte legenda: " De perto e de longe. "Na orla da túnica, encontravam-se impressas estas significativas palavras: " A morte e a vida ".


O «tête-à-tête» da verdadeira amizade só existe entre um homem e uma mulher. A mulher é o amigo natural do homem. Dois homens raramente se estimam verdadeiramente - Ramalho Ortigão

 Ramalho Ortigão já no século dezanove, em 1885, lamentava, em expressões sentidas, a decadência do amor e da Amizade:

« O que mais profundamente me impressiona e me repugna na camada moderna, é sobretudo a esterilidade de coração, a secura de sentimento,a absoluta ausência de espontaneidade, o áspero egoísmo levando até a desumanização o abastardamento dos caracteres ( ... ) Hoje em dia o mesmo laço afectivo se dissolveu, e com todas as outras religiões mortas acabou também  a religião da Amizade » ( I )



( I ) Ramalho Ortigão, As Farpas.
Os indivíduos ( Tomo III )