Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

31.10.10

COBRE

.

Aldeia do Cobre.Concelho de Cascais.

Minha querida terra que me viu nascer.Já lá vai o distante ano de 1954.
Adeus século XX que tão grata foi a minha infância e adolescência.Tão bem recordo essas memórias!

 Cobre.
   A mais antiga referência ao censo populacional do concelho ( Cascais)data de 1527.
tinha então sómente a vila,pròpriamente dita,172 vizinhos.
(...)Nas restantes povoações havia então mais 130 vizinhos,pelo que o concelho tinha,ao todo,482 almas.
  Posso aferir daqui,porque não,estar a minha aldeia incluida.
Gostaria de pensar que sim.

 Existem, e deles tenho conhecimento, mapas datados de 1843 nos quais temos as plantas do Cobre e Cobre de baixo.
No entanto são bem mais recentes que o século XVI. 
 
 

Cobre

Cobre
 
Cobre é uma localidade situada a nor-noroeste de Cascais, localizada na união das freguesias de Cascais e Estoril, no distrito e área metropolitana de Lisboa, Portugal. Limita a norte com a Carrasqueira e Murches, a nascente com Alvide e Carrascal, a sul com a Pampilheira, a sudoeste com a Torre e a oeste com Birre.